Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/61948

TitleEducação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza
Other titlesHealth education, mediated by commercial movie, in the training of teachers of natural sciences
Author(s)Santos, Eliane Gonçalves
Pansera-de-Araújo, Maria Cristina
Carvalho, Graça Simões de
KeywordsEnsino de Ciências
Prática pedagógica
Filmes no ensino
Science teaching
Pedagogical practice
Movies in education
Issue date2019
PublisherEditora Unijuí
JournalContexto & Educação
CitationSantos, E.G., Araújo, M.C.P., & Carvalho, G.S (2019) Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza. Revista Contexto & Educação, 34 (109), 74-89
Abstract(s)As mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.
Curricular changes, the insertion of new technologies, the social context and the economic and political conditions of mo-dern society affect the process of teacher training. Based on this understanding, this work presents the analysis, discussion and significance of Health Education (HE), in the initial and continuing teacher training, using the commercial film “My Sis-ter’s Keeper (USA, 2009)”. The guiding question was: what learning in health education is produced in the discussion of com-mercial films, in classes of basic and higher education? Twenty-six teachers of Biological Sciences, in initial and continuing training, with systematic training sessions, participated in seven film sessions. In each session, the group watched a film and discussed the understandings of health and health education. The sessions were audio-recorded, transcribed, read and the significant excerpts were identified. The Microgenetic Analysis of the transcripts of the discussions produced, showed that the debate and interactions in the group made it possible to broaden and re-signify the understanding of health in an articu-lation of anatomical, physiological and biochemical, social, emotional and environmental aspects. In addition, issues such as finitude of life, euthanasia, right to dignified death and aging were addressed in the discussion, broadening the understan-ding of health promotio
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/61948
DOI10.21527/2179-1309.2019.109.74-89
ISSN2179-1309
Publisher versionhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8705
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
C&E_Saude-Filmes.pdf409,55 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID