Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61948

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Eliane Gonçalvespor
dc.contributor.authorPansera-de-Araújo, Maria Cristinapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2019-11-06T09:32:23Z-
dc.date.available2019-11-06T09:32:23Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSantos, E.G., Araújo, M.C.P., & Carvalho, G.S (2019) Educação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da natureza. Revista Contexto & Educação, 34 (109), 74-89por
dc.identifier.issn2179-1309-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61948-
dc.description.abstractAs mudanças curriculares, a inserção das novas tecnologias, o contexto social e as condições econômicas e políticas da sociedade moderna afetam o processo de formação de professores. Partindo deste entendimento, este trabalho apresenta análises, discussão e significação da Educação em Saúde (ES), na formação inicial e continuada de professores, com uso do filme comercial “Uma Prova de Amor (EUA, 2009)”. A questão orientadora foi: que aprendizagens em educação em saúde são produzidas na discussão de filmes comerciais, em aulas da educação básica ou superior? Vinte e seis professores de Ciências Biológicas, em formação inicial e continuada, com reuniões formativas sistemáticas, participaram de sete sessões fílmicas. Em cada uma delas, o grupo assistia a um filme e discutia as compreensões de saúde e educação em saúde. As sessões foram audiogravadas, transcritas, lidas e identificados os excertos significativos. A Análise Microgenética das transcrições das discussões produzidas mostrou que o debate e as interações no grupo possibilitaram ampliar e ressignificar o entendimento de saúde numa articulação de aspectos anatômicos, fisiológicos e bioquímicos, sociais, emocionais e ambientais. Além disso, questões como finitude da vida, eutanásia, direito a morte digna e envelhecimento foram contempladas na discussão, ampliando a compreensão da promoção da saúde.por
dc.description.abstractCurricular changes, the insertion of new technologies, the social context and the economic and political conditions of mo-dern society affect the process of teacher training. Based on this understanding, this work presents the analysis, discussion and significance of Health Education (HE), in the initial and continuing teacher training, using the commercial film “My Sis-ter’s Keeper (USA, 2009)”. The guiding question was: what learning in health education is produced in the discussion of com-mercial films, in classes of basic and higher education? Twenty-six teachers of Biological Sciences, in initial and continuing training, with systematic training sessions, participated in seven film sessions. In each session, the group watched a film and discussed the understandings of health and health education. The sessions were audio-recorded, transcribed, read and the significant excerpts were identified. The Microgenetic Analysis of the transcripts of the discussions produced, showed that the debate and interactions in the group made it possible to broaden and re-signify the understanding of health in an articu-lation of anatomical, physiological and biochemical, social, emotional and environmental aspects. In addition, issues such as finitude of life, euthanasia, right to dignified death and aging were addressed in the discussion, broadening the understan-ding of health promotiopor
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Unijuípor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.subjectFilmes no ensinopor
dc.subjectScience teachingpor
dc.subjectPedagogical practicepor
dc.subjectMovies in educationpor
dc.titleEducação em saúde, mediada por filme comercial, na formação de professores de ciências da naturezapor
dc.title.alternativeHealth education, mediated by commercial movie, in the training of teachers of natural sciencespor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/8705por
oaire.citationStartPage74por
oaire.citationEndPage89por
oaire.citationIssue109por
oaire.citationConferencePlaceIjuípor
oaire.citationVolume34por
dc.identifier.doi10.21527/2179-1309.2019.109.74-89por
dc.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdepor
dc.subject.fosCiências Médicas::Outras Ciências Médicaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalContexto & Educaçãopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
C&E_Saude-Filmes.pdf409,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID