Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61874
Título: | "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial |
Autor(es): | Dias, Maria Flor Antunes, Carla Pires |
Palavras-chave: | Educação dramática Éducation dramatique Educação literária Texto poético Formação inicial de professores Éducation littéraire Texte poétique Formation initiale des enseignants |
Data: | Abr-2019 |
Editora: | BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica |
Revista: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Citação: | DIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426X |
Resumo(s): | Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura SYNERGIES ENTRE ÉDUCATION LITTÉRAIRE ET EXPRESSION ET ÉDUCATION DRAMATIQUE: LE TEXTE POÉTIQUE Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61874 |
DOI: | 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10 |
ISSN: | 2525-426X |
Versão da editora: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_05.pdf | 200,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons