Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61874
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dias, Maria Flor | por |
dc.contributor.author | Antunes, Carla Pires | por |
dc.date.accessioned | 2019-10-29T17:37:25Z | - |
dc.date.available | 2019-10-29T17:37:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-04 | - |
dc.identifier.citation | DIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426X | por |
dc.identifier.issn | 2525-426X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/61874 | - |
dc.description.abstract | Resumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de cultura | por |
dc.description.abstract | SYNERGIES ENTRE ÉDUCATION LITTÉRAIRE ET EXPRESSION ET ÉDUCATION DRAMATIQUE: LE TEXTE POÉTIQUE Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | BIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00317%2F2019/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Educação dramática | por |
dc.subject | Éducation dramatique | por |
dc.subject | Educação literária | por |
dc.subject | Texto poético | por |
dc.subject | Formação inicial de professores | por |
dc.subject | Éducation littéraire | por |
dc.subject | Texte poétique | por |
dc.subject | Formation initiale des enseignants | por |
dc.title | "Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348 | por |
oaire.citationStartPage | 342 | por |
oaire.citationEndPage | 356 | por |
oaire.citationIssue | 10 | por |
oaire.citationConferencePlace | Brasil | por |
oaire.citationVolume | 4 | por |
dc.identifier.doi | 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica | por |
oaire.version | VoR | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
art_05.pdf | 200,75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons