Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61874

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDias, Maria Florpor
dc.contributor.authorAntunes, Carla Pirespor
dc.date.accessioned2019-10-29T17:37:25Z-
dc.date.available2019-10-29T17:37:25Z-
dc.date.issued2019-04-
dc.identifier.citationDIAS, M. ª Flor e PIRES ANTUNES, C. (2019). “Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonial”. In, Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 04, n. 10, p. 342 – 356, jan./abr.ISSN:2525-426Xpor
dc.identifier.issn2525-426X-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61874-
dc.description.abstractResumo: Este texto decorre do projeto “Sinergias entre Expressão Dramática e Educação Literária na Formação Inicial em Educação Básica”. Com locus no Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal), o projeto visou acentuar a transversalidade da língua portuguesa, alargando o contacto com modos literários cuja receção é, aparentemente, menos generalizada (poético e dramático/teatral). Nesse contexto, a partir das sinergias entre a Educação Literária e a Expressão Dramática, procurou-se desenvolver dimensões fonológicas e de interpretação inerentes a contextos do dizer do texto poético e perceber como a leitura poderá contribuir para a melhoria de competências linguísticas, capacidade de desconstrução do texto, desenvolvimento da capacidade imaginativa, produção de conhecimento e acréscimo de culturapor
dc.description.abstractSYNERGIES ENTRE ÉDUCATION LITTÉRAIRE ET EXPRESSION ET ÉDUCATION DRAMATIQUE: LE TEXTE POÉTIQUE Résumé: Ce texte découle du projet « Synergies entre Expression dramatique et de l’enseignement littéraire en formation initiale dans l’Education de Base ». Avec locus à l’Institut de l’Education, Université de Minho (Braga, Portugal), le projet a visé à accentuer la transversalité de la langue portugaise, prolongeant le contact avec les modes littéraires dont la reception est apparemment moins répandue (poétique et dramatique / Théâtral). Dans ce contexte, à partir des synergies entre l’ Education littéraire et l’Education d’Expression dramatique, on a cherché à developer les dimensions phonologiques et d’interprétation inhérentes aux contextes du savoir du texte poétique et à comprendre comment la lecture pourra contribuer à améliorer les compétences linguistiques, la capacite de déstructuration du texte, le développement de la capacité imaginative, la production de connaissances et l’élargissement de la culture.por
dc.description.sponsorshipFundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherBIOGraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográficapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F00317%2F2019/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação dramáticapor
dc.subjectÉducation dramatiquepor
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subjectTexto poéticopor
dc.subjectFormação inicial de professorespor
dc.subjectÉducation littérairepor
dc.subjectTexte poétiquepor
dc.subjectFormation initiale des enseignantspor
dc.title"Eu ia de cabeçudinho” - Diálogos entre Educação Artística e Educação Patrimonialpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/issue/view/348por
oaire.citationStartPage342por
oaire.citationEndPage356por
oaire.citationIssue10por
oaire.citationConferencePlaceBrasilpor
oaire.citationVolume4por
dc.identifier.doi10.31892/rbpab2525-426X.v4.n10por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
art_05.pdf200,75 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID