Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/61154
Título: | Health education in portuguese schools: guidelines from the health and education sectors |
Outro(s) título(s): | Educação para a saúde nas escolas portuguesas: diretrizes dos setores da saúde e da educação |
Autor(es): | Oliveira, Leonel Lusquinhos de Sousa Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | School health services Community health services Serviços de saúde escolar Serviços de saúde comunitária Education Health education Health promotion |
Data: | 2019 |
Editora: | Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) |
Revista: | Revista de Enfermagem Referência |
Citação: | Lusquinhos, L. & Carvalho, G.S (2019) Health education in Portuguese schools: guidelines from the health and education sectores // Educação para a saúde nas escolas portuguesas: diretrizes dos setores da saúde e da educação. Revista de Enfermagem Referência, série IV (21), 1-12. DOI: https://doi.org/10.12707/RIV19020 |
Resumo(s): | Background: In Portugal, all elementary and secondary schools are considered to be Health Promoting Schools.
Objective: To analyze the guidelines for the implementation of health promoting schools, issued by the health and education sectors, and assess whether they are consistent with international guidelines.
Methodology: Qualitative study, with content analysis of official documents using NVivo®11 Pro software.
Results: Both sectors (health and education) care about the Measures to be taken in order to provide organizational and cooperative conditions; define the Objectives clearly, which are coincident; consider active Methodologies/strategies, particularly project methodologies; present similar Areas/themes of intervention; and consider the Assessment essentially quantitative.
Conclusion: The health and education documents are convergent and complementary, with articulation between both sectors for an efficient implementation of health promoting schools. Enquadramento: Em Portugal, todas as escolas do ensino básico e secundário são consideradas Escolas Promotoras de Saúde. Objetivos: Analisar as linhas orientadoras para a implementação de escolas promotoras de saúde, emanadas pelos setores da saúde e da educação e verificar se se coadunam com as linhas orientadoras internacionais. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa, com recurso a análise de conteúdo dos documentos oficiais utilizando o software NVivo® 11 Pro. Resultados: Ambos os setores (saúde e educação) preocupam-se com as Medidas a adotar para proporcionar condições de organização e de cooperação; têm os Objetivos claramente delineados e coincidentes; consideram relevante as Metodologias/estratégias ativas, especialmente a metodologia por projeto; apresentam Áreas/temas de intervenção idênticas e consideram a Avaliação essencialmente quantitativa. Conclusão: Os documentos da saúde e da educação são convergentes e complementares, havendo articulação entre ambos os setores para uma eficiente implementação de escolas promotoras de saúde. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/61154 |
DOI: | 10.12707/RIV19020 |
ISSN: | 0874-0283 |
Versão da editora: | https://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3130&id_revista=24&id_edicao=179 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Referencias_HPS-Guidelines_H+E.pdf | English version | 534,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Referencias_EPS-Diretrizes_S+E.pdf | Versão Portuguesa | 577,16 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons