Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/61154

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Leonel Lusquinhos de Sousapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2019-08-05T09:49:30Z-
dc.date.available2019-08-05T09:49:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationLusquinhos, L. & Carvalho, G.S (2019) Health education in Portuguese schools: guidelines from the health and education sectores // Educação para a saúde nas escolas portuguesas: diretrizes dos setores da saúde e da educação. Revista de Enfermagem Referência, série IV (21), 1-12. DOI: https://doi.org/10.12707/RIV19020por
dc.identifier.issn0874-0283-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/61154-
dc.description.abstractBackground: In Portugal, all elementary and secondary schools are considered to be Health Promoting Schools. Objective: To analyze the guidelines for the implementation of health promoting schools, issued by the health and education sectors, and assess whether they are consistent with international guidelines. Methodology: Qualitative study, with content analysis of official documents using NVivo®11 Pro software. Results: Both sectors (health and education) care about the Measures to be taken in order to provide organizational and cooperative conditions; define the Objectives clearly, which are coincident; consider active Methodologies/strategies, particularly project methodologies; present similar Areas/themes of intervention; and consider the Assessment essentially quantitative. Conclusion: The health and education documents are convergent and complementary, with articulation between both sectors for an efficient implementation of health promoting schools.por
dc.description.abstractEnquadramento: Em Portugal, todas as escolas do ensino básico e secundário são consideradas Escolas Promotoras de Saúde. Objetivos: Analisar as linhas orientadoras para a implementação de escolas promotoras de saúde, emanadas pelos setores da saúde e da educação e verificar se se coadunam com as linhas orientadoras internacionais. Metodologia: Estudo de natureza qualitativa, com recurso a análise de conteúdo dos documentos oficiais utilizando o software NVivo® 11 Pro. Resultados: Ambos os setores (saúde e educação) preocupam-se com as Medidas a adotar para proporcionar condições de organização e de cooperação; têm os Objetivos claramente delineados e coincidentes; consideram relevante as Metodologias/estratégias ativas, especialmente a metodologia por projeto; apresentam Áreas/temas de intervenção idênticas e consideram a Avaliação essencialmente quantitativa. Conclusão: Os documentos da saúde e da educação são convergentes e complementares, havendo articulação entre ambos os setores para uma eficiente implementação de escolas promotoras de saúde.por
dc.description.sponsorshipPortuguese national funds through the FCT (Foundation for Science and Technology) within the framework of the CIEC (Research Center for Child Studies of the University of Minho) project under the reference UID/CED/00317/2019.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherEscola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectSchool health servicespor
dc.subjectCommunity health servicespor
dc.subjectServiços de saúde escolarpor
dc.subjectServiços de saúde comunitáriapor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectHealth educationpor
dc.subjectHealth promotionpor
dc.titleHealth education in portuguese schools: guidelines from the health and education sectorspor
dc.title.alternativeEducação para a saúde nas escolas portuguesas: diretrizes dos setores da saúde e da educaçãopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://rr.esenfc.pt/rr/index.php?module=rr&target=publicationDetails&pesquisa=&id_artigo=3130&id_revista=24&id_edicao=179por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage12por
oaire.citationIssue21por
oaire.citationVolume4por
dc.identifier.doi10.12707/RIV19020por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista de Enfermagem Referênciapor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Referencias_HPS-Guidelines_H+E.pdfEnglish version534,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
Referencias_EPS-Diretrizes_S+E.pdfVersão Portuguesa577,16 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID