Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/59590

TitleConvencimento e verdade nos processos judiciais
Author(s)Lourenço, Maria João
KeywordsProva
Verdade
Convencimento
Finalidades da prova
Issue date2018
JournalRevista de Direito da Universidade Federal de Viçosa
CitationLOURENÇO, Maria João - Convencimento e verdade nos processos judiciais. Revista de Direito da Universidade de Federal de Viçosa. V. 10. N 2 (2018). ISSN 2527-0389. PP. 343-371.
Abstract(s)Neste artigo analisaremos as finalidades da prova nos processos judiciais e procuraremos refletir se os intervenientes processuais reduzem o seu desígnio ao convencimento do julgador acerca das narrativas que são contadas pelas partes. Atualmente, sendo amplamente reconhecidas as dificuldades que se colocam à descoberta da chamada “verdade material”, parece que o objetivo do processo se afasta da mesma, centrando-se sobretudo na narrativa que o envolve. Contudo, ponderadas todas as condicionantes que pautam a atividade judicial e jurisdicional, acreditamos que a verdade a que se chega nos processos não estará muito longe da desejada “verdade” e provavelmente as causas deste distanciamento passarão mais pelas exigências e limitações de prova do que pela narrativa oferecida pelas partes.
Typearticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/59590
DOI10.32361/20181022044
ISSN2527-0389
Peer-Reviewedyes
AccessopenAccess
Appears in Collections:ED/DH-CII - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Convencimento e verdade nos processos jduiciais_Revista Direito Viçosa.pdf349,58 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis