Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/58644

TitleA comunicação interna como estratégia para a motivação dos colaboradores
Other titlesInternal communication as a strategy for the employee motivation
Author(s)Torres, Mafalda da Silva
Advisor(s)Balonas, Sara
Issue date2017
Abstract(s)Este relatório questiona a comunicação interna enquanto forma de motivar os colaboradores e, consequentemente, melhorar a sua produtividade. Debruça-se ainda sobre conceitos inerentes à comunicação organizacional e a sua relação com a cultura organizacional. Através das reflexões de vários autores em estudos anteriormente realizados, entende-se a importância de uma comunicação estratégica e integrada nas organizações, onde a comunicação interna e externa devem ser tidas em conta, complementando-se uma à outra. Planear a comunicação como parte integrante do planeamento anual de uma organização é fundamental para que os colaboradores tenham acesso à informação da forma correta, evitando mensagens mal interpretadas. A comunicação traduz-se ainda numa mais valia eficaz no que se refere à motivação e satisfação dos colaboradores. Manter os colaboradores informados sobre a atualidade da empresa e sobre as iniciativas internas desenvolvidas ao longo do ano, mantendo a coerência comunicativa dentro da organização, tem um impacto positivo no bem-estar dos funcionários, o que resulta em mais produtividade e empenho das pessoas. Para que seja possível obter uma eficácia no ato de comunicar com os colaboradores de uma organização é essencial que o departamento de comunicação trabalhe em conjunto com os restantes, nomeadamente com o departamento de recursos humanos, bem como com todas as chefias e líderes da empresa. O sucesso da comunicação interna vai influenciar positivamente os resultados das ações de comunicação externa. Todos os públicos devem ser considerados fundamentais quando se trata de difundir a identidade e cultura da organização. No decorrer do estágio foram desenvolvidas várias atividades de comunicação interna e externa, contudo, a primeira destacou-se pelo desenvolvimento de várias iniciativas e eventos de carácter interno, os quais promoveram a interação dos colaboradores entre si e com líderes da empresa. Nesta experiência foi possível observar que as iniciativas de comunicação interna são fundamentais para a criação um ambiente laboral saudável.
This report questions internal communication as a way to motivate employees which results in improving their productivity. It also focuses on concepts inherent to the organizational communication and its relationship with organizational culture. Through the reflections of several authors in previous studies, it is understood the importance of strategic and integrated communication in organizations, where internal and external communication should be taken into account, complementing each other. Planning communication as an integral part of an organization's annual planning is critical for employees to access information in the right way, avoiding misinterpreted messages. The communication also translates into an effective value in terms of employee motivation and satisfaction. Keeping employees informed about the current situation of the company and the internal initiatives developed throughout the year helps to maintain communicative coherence within the organization, and has a positive impact on the well-being of employees resulting in more productivity and commitment of the people. In order to be effective in communicating with an organization's employees, it is essential that the communication department works together with the others departments, in particular with the human resources department, as well as all the managers and leaders of the company. The success of internal communication will positively influence the results of external communication actions. All audiences must be considered fundamental when it comes to spreading the identity and culture of the organization. During the internship several internal and external communication activities were developed. However, the first one was highlighted by the development of several internal initiatives and events, which promoted the interaction of the collaborators among themselves and with the company leaders. During this experience it was possible to observe that internal communication initiatives are fundamental to create a healthy working environment.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58644
AccessOpen access
Appears in Collections:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

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