Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/58011

TítuloPráticas discursivas em contexto universitário: da leitura a escrita
Autor(es)Marques, Aldina
Palavras-chaveDiscurso académico
Literacia universitária
Organização textual
Teste escrito
Data2018
EditoraEditora Cirkula
CitaçãoMarques, M. A. (2018). Práticas discursivas em contexto universitário: da leitura a escrita. In Momesso, M. R., Campato Jr, J., Marques, M. A. & Corsi, F. (Orgs). Leitura e Escrita. Experiências e perspectivas a luz de uma abordagem discursiva (pp.103-122). Porto Alegre: CirKula.
Resumo(s)É por demais banal a afirmação de que os estudantes universitários “não sabem escrever”. É também injusta enquanto reduz a complexidade das situações de comunicação universitária a um modelo de (con)texto para o qual o ensino básico e secundário teria fornecido todos os conhecimentos. A competência comunicativa dos alunos, no que concerne às práticas sociais de ensino-aprendizagem, estaria completa à saída do ensino secundário. Também por isso, o interesse institucional pelo discurso acadêmico é relativamente recente, nomeadamente em Portugal, quer se considere a vertente do ensino, nos diferentes planos de curso existentes, quer da investigação neste domínio. Como objeto de análise, a atenção a certas formas de “discurso académico”, predominantemente, senão exclusivamente, ligadas à escrita, faz-se ainda e necessariamente pela imbricação ou mesmo submissão ao discurso científico: ensaios, relatórios, dissertações, teses. Tendo como objetivo abordar a especificidade dos géneros do discurso académico, pretendemos, em primeiro lugar, analisar os funcionamentos textuais-discursivos em interações de avaliação escrita produzidas na universidade. Este objetivo primeiro integra-se num objetivo mais amplo, que visa conhecer as características dos gêneros discursivos que têm como finalidade testar o conhecimento dos estudantes universitários, isto é, validar o seu percurso universitário. Centramo-nos sobre um gênero fundamental, o teste (testes de avaliação contínua e exames), como gênero discursivo individualizado por parâmetros particulares, na subcategoria determinada pelo suporte, o teste escrito. No quadro enunciativo-pragmático da análise dos discursos, e tendo em conta as características genéricas, analisa-se, em particular, o uso e funcionamento dos marcadores discursivos (MD), no que concerne à ocorrência de uma subcategoria, os marcadores justificativos.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/58011
ISBN978-85-67442-88-4
Versão da editorawww.cirkula.com.br
AcessoAcesso restrito autor
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

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