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https://hdl.handle.net/1822/58011
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Marques, Aldina | por |
dc.date.accessioned | 2019-01-10T14:20:19Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | Marques, M. A. (2018). Práticas discursivas em contexto universitário: da leitura a escrita. In Momesso, M. R., Campato Jr, J., Marques, M. A. & Corsi, F. (Orgs). Leitura e Escrita. Experiências e perspectivas a luz de uma abordagem discursiva (pp.103-122). Porto Alegre: CirKula. | por |
dc.identifier.isbn | 978-85-67442-88-4 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/58011 | - |
dc.description.abstract | É por demais banal a afirmação de que os estudantes universitários “não sabem escrever”. É também injusta enquanto reduz a complexidade das situações de comunicação universitária a um modelo de (con)texto para o qual o ensino básico e secundário teria fornecido todos os conhecimentos. A competência comunicativa dos alunos, no que concerne às práticas sociais de ensino-aprendizagem, estaria completa à saída do ensino secundário. Também por isso, o interesse institucional pelo discurso acadêmico é relativamente recente, nomeadamente em Portugal, quer se considere a vertente do ensino, nos diferentes planos de curso existentes, quer da investigação neste domínio. Como objeto de análise, a atenção a certas formas de “discurso académico”, predominantemente, senão exclusivamente, ligadas à escrita, faz-se ainda e necessariamente pela imbricação ou mesmo submissão ao discurso científico: ensaios, relatórios, dissertações, teses. Tendo como objetivo abordar a especificidade dos géneros do discurso académico, pretendemos, em primeiro lugar, analisar os funcionamentos textuais-discursivos em interações de avaliação escrita produzidas na universidade. Este objetivo primeiro integra-se num objetivo mais amplo, que visa conhecer as características dos gêneros discursivos que têm como finalidade testar o conhecimento dos estudantes universitários, isto é, validar o seu percurso universitário. Centramo-nos sobre um gênero fundamental, o teste (testes de avaliação contínua e exames), como gênero discursivo individualizado por parâmetros particulares, na subcategoria determinada pelo suporte, o teste escrito. No quadro enunciativo-pragmático da análise dos discursos, e tendo em conta as características genéricas, analisa-se, em particular, o uso e funcionamento dos marcadores discursivos (MD), no que concerne à ocorrência de uma subcategoria, os marcadores justificativos. | por |
dc.description.sponsorship | Projeto OBEDUC 2010, vinculado ao GESTELD, grupo de pesquisa do CTI-FEB da Unesp Bauru, SP. brasil | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Editora Cirkula | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Discurso académico | por |
dc.subject | Literacia universitária | por |
dc.subject | Organização textual | por |
dc.subject | Teste escrito | por |
dc.title | Práticas discursivas em contexto universitário: da leitura a escrita | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.relation.publisherversion | www.cirkula.com.br | por |
oaire.citationStartPage | 103 | por |
oaire.citationEndPage | 122 | por |
rcaap.embargofct | direitos da editora | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Leitura e escrita: experiências e perspectivas à luz de uma abordagem discursiva | por |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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