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TítuloElementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativo
Autor(es)Cunha, António Camilo
Surdi, Aguinaldo Cesar
Marques, Danieli Alves Pereira
Kunz, Elenor
Moreira, Evando Carlos
Palavras-chaveJogo
Movimento humano significativo
Subjetividade
Lúdico
Game
Ludic
Significant human movement
Subjectivity
Data2018
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
CitaçãoCamilo Cunha, A.; Surdi, Aguinaldo Cesar; Marques, Danieli Alves Pereira; Kunz, Elenor; Moreira, Evando Carlos (2018). Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreeender o jogo como um movimento humano significativo. Revista Portuguesa de Educação. 31(2), p. 54-67. [Em linha] [Acedido em 20 de dezembro de 2018, disponível em: ttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/11714/12997]
Resumo(s)O presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, ... como constituintes do ser humano
The essay aims to reflect on Game as one of the dimensions of the ludic (along with playing and competing). The reflection will praise Game as an end in itself, contradicting the idea of the Game as a medium, an instrument at the service of theoretical and didactic models. The Game is able to provide a significant human movement to those who play, founded on the dialogical conception of movement. In this sense, some notes that make Game an essential part of Physical Education (education in general) and significant human movement will be presented; among them, we can advance subjectivity, creativity, dream, willpower, possibility, freedom, … as constituents of the human being.
El presente texto tiene como objetivo reflexionar sobre el Juego como una de las dimensiones del lúdico (junto al juego y el competir). La reflexión va a hacer el elogio al Juego como un fin en sí mismo, contrariando la idea del Juego como un medio, un instrumento al servicio de modelos teóricos y didácticos. El Juego es capaz de prestar a quienes juegan un movimiento humano significativo, fundado a partir de la concepción dialógica de movimiento. En este sentido se presentarán algunos apuntes que hacen del Juego una parte esencial de la Educación Física (de la educación en general) y del movimiento humano significativo; de entre ellos, podemos citar la subjetividad, la creatividad, el sueño, la voluntad, la posibilidad, la libertad, … como constituyentes del ser humano.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57872
DOI10.21814/rpe.11714
ISSN0871-9187
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
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