Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57872

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.contributor.authorSurdi, Aguinaldo Cesarpor
dc.contributor.authorMarques, Danieli Alves Pereirapor
dc.contributor.authorKunz, Elenorpor
dc.contributor.authorMoreira, Evando Carlospor
dc.date.accessioned2019-01-07T16:03:21Z-
dc.date.available2019-01-07T16:03:21Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationCamilo Cunha, A.; Surdi, Aguinaldo Cesar; Marques, Danieli Alves Pereira; Kunz, Elenor; Moreira, Evando Carlos (2018). Elementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreeender o jogo como um movimento humano significativo. Revista Portuguesa de Educação. 31(2), p. 54-67. [Em linha] [Acedido em 20 de dezembro de 2018, disponível em: ttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/11714/12997]por
dc.identifier.issn0871-9187-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57872-
dc.description.abstractO presente ensaio tem como objetivo refletir sobre o Jogo como uma das dimensões do lúdico - a par do brincar e do competir. A reflexão vai fazer o elogio ao Jogo como um fim em si mesmo, contrariando a ideia do Jogo como um meio, um instrumento ao serviço de modelos teóricos e didáticos. O Jogo é capaz de emprestar a quem joga um movimento humano significativo, fundado a partir da concepção dialógica do movimento. Neste sentido serão apresentados alguns apontamentos que tornam o Jogo como parte essencial da Educação Física (e da educação em geral) e do movimento humano significativo; dentre eles, podemos citar a subjetividade, a criatividade, o sonho, a vontade, a possibilidade, a liberdade, ... como constituintes do ser humanopor
dc.description.abstractThe essay aims to reflect on Game as one of the dimensions of the ludic (along with playing and competing). The reflection will praise Game as an end in itself, contradicting the idea of the Game as a medium, an instrument at the service of theoretical and didactic models. The Game is able to provide a significant human movement to those who play, founded on the dialogical conception of movement. In this sense, some notes that make Game an essential part of Physical Education (education in general) and significant human movement will be presented; among them, we can advance subjectivity, creativity, dream, willpower, possibility, freedom, … as constituents of the human being.por
dc.description.abstractEl presente texto tiene como objetivo reflexionar sobre el Juego como una de las dimensiones del lúdico (junto al juego y el competir). La reflexión va a hacer el elogio al Juego como un fin en sí mismo, contrariando la idea del Juego como un medio, un instrumento al servicio de modelos teóricos y didácticos. El Juego es capaz de prestar a quienes juegan un movimiento humano significativo, fundado a partir de la concepción dialógica de movimiento. En este sentido se presentarán algunos apuntes que hacen del Juego una parte esencial de la Educación Física (de la educación en general) y del movimiento humano significativo; de entre ellos, podemos citar la subjetividad, la creatividad, el sueño, la voluntad, la posibilidad, la libertad, … como constituyentes del ser humano.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectJogopor
dc.subjectMovimento humano significativopor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectLúdicopor
dc.subjectGamepor
dc.subjectLudicpor
dc.subjectSignificant human movementpor
dc.subjectSubjectivitypor
dc.titleElementos da fenomenologia como uma das possibilidades de compreender o jogo como um movimento humano significativopor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage54por
oaire.citationEndPage67por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceBraga, Portugalpor
oaire.citationVolume31por
dc.identifier.doi10.21814/rpe.11714por
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Elementos da fenomenologia como uma possibilidade.pdf219,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID