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dc.contributor.authorMendes, Pedro Simãopor
dc.contributor.authorTeixeira, Josépor
dc.date.accessioned2018-12-06T13:32:06Z-
dc.date.available2018-12-06T13:32:06Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.date.submitted2017-11-11-
dc.identifier.citationMendes, Pedro e Teixeira, José (2018). “Inter-relações texto-imagem nas metáforas verbopictóricas em publicidade”, in Diacrítica, 32(1), 2018, 225-238. ISSN: 0870-8967 (printed version); 2183-9174 (electronic version). DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.145por
dc.identifier.issn0870-8967por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/57164-
dc.description.abstractA publicidade é um campo privilegiado para comprovar determinadas técnicas multimodais que ligam sobretudo o texto e a imagem. Nessa multimodalidade comunicativa, o funcionamento metafórico e metonímico constitui um subdomínio particularmente interessante, não apenas na sua dimensão linguística, mas igualmente a nível de eficiência comunicativa para com o consumidor, a meta final da publicidade. Neste texto procurar-se-á evidenciar como a dimensão multimodal da metáfora se pode ancorar na explicitação/subentendido quer da componente pictórica quer da textual, como isso se pode transformar em jogo desafiador de interpretações para o consumidor, e como o conceito de Necessidade de Cognição (Need For Cognition, ou NFC, no inglês) assenta bastante nos jogos metafórico-metonímicos que os anúncios publicitários podem conter.por
dc.description.abstractAdvertising is a privileged field to study multimodal techniques, mainly through text and image connections. In this communicative multimodality, metaphors and metonymies are specially interesting, not only for their linguistic dimension but also for their efficacy in getting to the consumer, which is the final goal of advertising. The present work aims to show how multimodal metaphors can be anchored on textual and/or pictorial subtleties, how these can become playful challenges for the consumer, and how the concept of Need For Cognition (NFC) rests on metaphoric and metonymic tricks present in different ads.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectNecessidade de cogniçãopor
dc.subjectMetáfora pictóricapor
dc.subjectMetonímiapor
dc.titleInter-relações texto-imagem nas metáforas verbo-pictóricas em publicidadepor
dc.title.alternativeText-image interrelations in adversiting pictorial metaphorspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage225por
oaire.citationEndPage238por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume21por
dc.identifier.eissn2183-9174por
dc.identifier.doi10.21814/diacritica.145por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalDiacríticapor
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