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https://hdl.handle.net/1822/57164
Título: | Inter-relações texto-imagem nas metáforas verbo-pictóricas em publicidade |
Outro(s) título(s): | Text-image interrelations in adversiting pictorial metaphors |
Autor(es): | Mendes, Pedro Simão Teixeira, José |
Palavras-chave: | Publicidade Necessidade de cognição Metáfora pictórica Metonímia |
Data: | 28-Nov-2018 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Revista: | Diacrítica |
Citação: | Mendes, Pedro e Teixeira, José (2018). “Inter-relações texto-imagem nas metáforas verbopictóricas em publicidade”, in Diacrítica, 32(1), 2018, 225-238. ISSN: 0870-8967 (printed version); 2183-9174 (electronic version). DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.145 |
Resumo(s): | A publicidade é um campo privilegiado para comprovar determinadas técnicas
multimodais que ligam sobretudo o texto e a imagem. Nessa multimodalidade
comunicativa, o funcionamento metafórico e metonímico constitui um subdomínio
particularmente interessante, não apenas na sua dimensão linguística, mas igualmente
a nível de eficiência comunicativa para com o consumidor, a meta final da publicidade.
Neste texto procurar-se-á evidenciar como a dimensão multimodal da metáfora se
pode ancorar na explicitação/subentendido quer da componente pictórica quer da
textual, como isso se pode transformar em jogo desafiador de interpretações para o
consumidor, e como o conceito de Necessidade de Cognição (Need For Cognition,
ou NFC, no inglês) assenta bastante nos jogos metafórico-metonímicos que os anúncios publicitários podem conter. Advertising is a privileged field to study multimodal techniques, mainly through text and image connections. In this communicative multimodality, metaphors and metonymies are specially interesting, not only for their linguistic dimension but also for their efficacy in getting to the consumer, which is the final goal of advertising. The present work aims to show how multimodal metaphors can be anchored on textual and/or pictorial subtleties, how these can become playful challenges for the consumer, and how the concept of Need For Cognition (NFC) rests on metaphoric and metonymic tricks present in different ads. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57164 |
DOI: | 10.21814/diacritica.145 |
ISSN: | 0870-8967 |
e-ISSN: | 2183-9174 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
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