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TitleResults from interventions addressing social skills to reduce school bullying: a systematic review with meta-analysis
Other titlesResultados de intervenciones en habilidades sociales aplicadas a la reducción del acoso escolar: revisión sistemática con metaanálisis
Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise
Author(s)Silva, Jorge Luiz da
Oliveira, Wanderlei Abadio de
Zequinão, Marcela Almeida
Lizzi, Elisângela Aparecida da Silva
Pereira, Beatriz
Silva, Marta Angélica Iossi
KeywordsBullying
Acoso escolar
Social skills
Intervention
Meta-analysis
Habilidades sociais
Intervenção
Metanálise
Habilidades sociales
Metaanálisis
Issue dateJan-2018
PublisherSociedade Brasileira de Psicologia
JournalTemas em Psicologia
CitationSilva, J. L., Oliveira, W. A., Zequinão, M, A., Lizzi, E. A. S., Pereira, B. O., Silva, M. A. I. (2018). Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise Temas em Psicologia. 26(1), 509-522.
Abstract(s)Bullying, a public health problem, affects social relationships, school performance and students’ health. The objective of this literature review was to verify whether interventions addressing social skills reduce victimization and/or aggression resulting from bullying. The following databases were consulted: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS and Web of Science. The random-effects model and DerSimonian- Laird method were used. Six studies that met the inclusion criteria were selected, the methodological quality of which was assessed using the Downs and Black scale. Results indicated that interventions addressing social skills reduced bullying and victimization, however, at non-signifi cant levels. Interventions addressing social skills may be more effective if developed together with other types of intervention which may include a wide range of situations, contexts, as well as the different individuals involved in the bullying incident, such as school staff and family.
O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verifi car se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não signifi cativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais efi cazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família
El Bullying o acoso escolar, considerado un problema de salud pública, afecta a las relaciones sociales, al desarrollo escolar y a la salud en general de niños y adolescentes. Esta revisión sistemática de literatura con metaanálisis tiene como objetivo comprobar si las intervenciones en habilidades sociales reducen la victimización y/o la agresión en los casos de acoso escolar. Se consultaron las bases de datos LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS y Web of Science. En el metaanáisis se empleó el modelo de efectos aleatórios y el modelo de DerSimonian-Laird. Se seleccionaron los seis estudios que corresponden a los critérios de exclusión cuya calidad metodológica fue evaluada en la escala de Downs y Black. Los resultados indicaron efectos positivos en las intervenciones pero a un nivel muy poco signifi cativo. Las intervenciones podrían ser más efi caces si se desarrollan en conjunto con otras que aporten variedad en cuanto a situaciones, contextos y sujetos implicados en el acoso escolar tales como el personal docente y la familia.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/56764
DOI10.9788/TP2018.1-20En
ISSN1413-389X
Publisher versionhttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2358-18832018000100509&script=sci_arttext
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

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