Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56764
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Jorge Luiz da | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Wanderlei Abadio de | por |
dc.contributor.author | Zequinão, Marcela Almeida | por |
dc.contributor.author | Lizzi, Elisângela Aparecida da Silva | por |
dc.contributor.author | Pereira, Beatriz | por |
dc.contributor.author | Silva, Marta Angélica Iossi | por |
dc.date.accessioned | 2018-11-05T16:13:58Z | - |
dc.date.available | 2018-11-05T16:13:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-01 | - |
dc.identifier.citation | Silva, J. L., Oliveira, W. A., Zequinão, M, A., Lizzi, E. A. S., Pereira, B. O., Silva, M. A. I. (2018). Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise Temas em Psicologia. 26(1), 509-522. | por |
dc.identifier.issn | 1413-389X | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56764 | - |
dc.description.abstract | Bullying, a public health problem, affects social relationships, school performance and students’ health. The objective of this literature review was to verify whether interventions addressing social skills reduce victimization and/or aggression resulting from bullying. The following databases were consulted: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS and Web of Science. The random-effects model and DerSimonian- Laird method were used. Six studies that met the inclusion criteria were selected, the methodological quality of which was assessed using the Downs and Black scale. Results indicated that interventions addressing social skills reduced bullying and victimization, however, at non-signifi cant levels. Interventions addressing social skills may be more effective if developed together with other types of intervention which may include a wide range of situations, contexts, as well as the different individuals involved in the bullying incident, such as school staff and family. | por |
dc.description.abstract | O bullying, considerado problema de saúde pública, afeta o relacionamento social, o desempenho escolar e a saúde de crianças e adolescentes. Esta revisão de literatura com metanálise objetivou verifi car se intervenções em habilidades sociais reduzem a vitimização e/ou agressão por bullying. Foram consultadas as bases de dados: LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS e Web of Science. Na metanálise, empregou-se o modelo de efeitos aleatórios e o método de DerSimonian-Laird. Selecionou-se os seis estudos que atenderam aos critérios de inclusão, cuja qualidade metodológica foi avaliada pela escala de Downs e Black. Os resultados indicaram efeitos das intervenções em habilidades sociais na redução de agressão e vitimização, porém em níveis não signifi cativos. Intervenções em habilidades sociais podem ser mais efi cazes se desenvolvidas em conjunto com outras que envolvam também a variedade de situações, contextos e sujeitos implicados no bullying, como equipe escolar e família | por |
dc.description.abstract | El Bullying o acoso escolar, considerado un problema de salud pública, afecta a las relaciones sociales, al desarrollo escolar y a la salud en general de niños y adolescentes. Esta revisión sistemática de literatura con metaanálisis tiene como objetivo comprobar si las intervenciones en habilidades sociales reducen la victimización y/o la agresión en los casos de acoso escolar. Se consultaron las bases de datos LILACS, PsycINFO, Scielo, SCOPUS y Web of Science. En el metaanáisis se empleó el modelo de efectos aleatórios y el modelo de DerSimonian-Laird. Se seleccionaron los seis estudios que corresponden a los critérios de exclusión cuya calidad metodológica fue evaluada en la escala de Downs y Black. Los resultados indicaron efectos positivos en las intervenciones pero a un nivel muy poco signifi cativo. Las intervenciones podrían ser más efi caces si se desarrollan en conjunto con otras que aporten variedad en cuanto a situaciones, contextos y sujetos implicados en el acoso escolar tales como el personal docente y la familia. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Processos 2013/22361-5 e 2015/01794-6; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.publisher | Sociedade Brasileira de Psicologia | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Bullying | por |
dc.subject | Acoso escolar | por |
dc.subject | Social skills | por |
dc.subject | Intervention | por |
dc.subject | Meta-analysis | por |
dc.subject | Habilidades sociais | por |
dc.subject | Intervenção | por |
dc.subject | Metanálise | por |
dc.subject | Habilidades sociales | por |
dc.subject | Metaanálisis | por |
dc.title | Results from interventions addressing social skills to reduce school bullying: a systematic review with meta-analysis | por |
dc.title.alternative | Resultados de intervenciones en habilidades sociales aplicadas a la reducción del acoso escolar: revisión sistemática con metaanálisis | por |
dc.title.alternative | Resultados de intervenções em habilidades sociais na redução de bullying escolar: revisão sistemática com metanálise | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2358-18832018000100509&script=sci_arttext | por |
oaire.citationStartPage | 509 | por |
oaire.citationEndPage | 535 | por |
oaire.citationIssue | 1 | por |
oaire.citationVolume | 26 | por |
dc.identifier.doi | 10.9788/TP2018.1-20En | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Temas em Psicologia | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Results from Interventions Addressing Social Skills.pdf | 659,57 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |