Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5619

TítuloProblemas e desafios no exercício da actividade docente : um estudo sobre o stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário
Autor(es)Gomes, António Rui
Silva, M. João
Mourisco, Salomé
Silva, Susana
Mota, Alfredo
Montenegro, Nuno
Palavras-chaveStresse
Burnout
Saúde
Satisfação
Professores
Data2006
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
Citação"Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 19:1 (2006) 67-93.
Resumo(s)O presente trabalho apresenta dados de um estudo realizado com 127 professores de uma escola secundária do Distrito do Porto, onde se avaliaram vários indicadores relacionados com o trabalho e o bem-estar pessoal (stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional). Os resultados revelaram valores muito significativos de stresse ocupacional (percentagens acima dos 30%), uma prevalência de esgotamento de 13% e vários problemas de saúde física. Também se verificou que as mulheres demonstraram níveis superiores de stresse associados às pressões de tempo e excesso de trabalho, mais queixas relativamente ao trabalho burocrático/administrativo bem como níveis mais elevados de exaustão emocional e problemas físicos, enquanto que os homens evidenciaram uma maior tendência para a despersonalização. Na distinção dos professores em função da experiência profissional, observou-se que os que tinham mais anos de trabalho assumiram mais problemas em lidar com os comportamentos de indisciplina dos alunos, as disparidades nas capacidades apresentadas pelos alunos e o trabalho burocrático/administrativo e excesso de aulas. Finalmente, os professores com mais horas de contacto com os alunos apresentaram menos despersonalização e mais stresse relacionado com a indisciplina dos alunos e o estatuto da carreira docente.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5619
ISSN0871-9187
Versão da editorahttp://www.iep.uminho.pt/cied/
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SO-Revista Portuguesa de Educação.pdfdocumento principal73 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID