Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/5619
Título: | Problemas e desafios no exercício da actividade docente : um estudo sobre o stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional em professores do 3º ciclo e ensino secundário |
Autor(es): | Gomes, António Rui Silva, M. João Mourisco, Salomé Silva, Susana Mota, Alfredo Montenegro, Nuno |
Palavras-chave: | Stresse Burnout Saúde Satisfação Professores |
Data: | 2006 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | "Revista Portuguesa de Educação". ISSN 0871-9187. 19:1 (2006) 67-93. |
Resumo(s): | O presente trabalho apresenta dados de um estudo realizado com 127 professores de uma escola secundária do Distrito do Porto, onde se avaliaram vários indicadores relacionados com o trabalho e o bem-estar pessoal (stresse, “burnout”, saúde física e satisfação profissional). Os resultados revelaram valores muito significativos de stresse ocupacional (percentagens acima dos 30%), uma prevalência de esgotamento de 13% e vários problemas de saúde física. Também se verificou que as mulheres demonstraram níveis superiores de stresse associados às pressões de tempo e excesso de trabalho, mais queixas relativamente ao trabalho burocrático/administrativo bem como níveis mais elevados de exaustão emocional e problemas físicos, enquanto que os homens evidenciaram uma maior tendência para a despersonalização. Na distinção dos professores em função da experiência profissional, observou-se que os que tinham mais anos de trabalho assumiram mais problemas em lidar com os comportamentos de indisciplina dos alunos, as disparidades nas capacidades apresentadas pelos alunos e o trabalho burocrático/administrativo e excesso de aulas. Finalmente, os professores com mais horas de contacto com os alunos apresentaram menos despersonalização e mais stresse relacionado com a indisciplina dos alunos e o estatuto da carreira docente. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/5619 |
ISSN: | 0871-9187 |
Versão da editora: | http://www.iep.uminho.pt/cied/ |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SO-Revista Portuguesa de Educação.pdf | documento principal | 73 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |