Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55053
Título: | Educação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativa |
Outro(s) título(s): | Adult educacion: intevention with educacional action herpers |
Autor(es): | Sousa, Sónia Cristina Pereira Pires de |
Orientador(es): | Antunes, Maria da Conceição Pinto |
Palavras-chave: | Educação de adultos Formação de adultos Ajudantes da ação educativa Adult education Adult training Educational action helpers |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O projeto “Educação de Adultos: Intervenção com Ajudantes de Ação Educativa” visou
ser uma aposta na educação de adultos, com o objetivo de proporcionar sessões de formação
para profissionais com a categoria de Ajudantes de Ação Educativa (AAE).
O estágio realizou-se num Centro Social e Paroquial, designado como uma IPSS com duas
valências, Creche e Pré-escolar, participaram neste projeto 10 funcionárias com a categoria
profissional de Ajudantes de Ação Educativa.
Este trabalho resulta de uma preocupação pelas competências que esta profissão exige,
assim sendo, o projeto procurou promover as competências das AAE que esta Instituição
emprega com o intuito de melhorar a qualidade educativa nesta Instituição.
As sessões de formação focaram-se nas tarefas diárias que estas profissionais realizam com
as crianças, sensibilizando para a importância e o impacto que esta profissão tem no
desenvolvimento das mesmas.
Assim sendo, o projeto foi orientado por uma investigação qualitativa, tendo por base a
investigação-ação, foi desenvolvido através de sessões de formação dinamizadas em círculo de
estudos, onde as intervenientes foram participantes ativas, no sentido de alcançar uma melhoria
das competências exigidas nesta profissão.
De salientar que as sessões geraram grandes momentos de reflexão crítica, originando troca
de conhecimento. As sessões tiveram um impacto positivo, auxiliando estas profissionais no seu
desempenho com as crianças. De uma maneira geral, esta intervenção produziu ganhos em
toda a Instituição. The project "Adult Education: Intervention with Educational Action Helpers" aimed to focus on adult education, with the purpose of providing training sessions for professionals in the Educational Action Helpers category (AAE). The internship took place in a Parish Social Center, designated as an IPSS with two valances, daycare and preschool, and in this project attended 10 employees in the Educational Action Helpers professional category. This work is the result of a concern for the skills that this profession requires, and therefore, the project sought to promote the skills of the AAE that work in the Center, in order to improve the educational quality in the institution. The training sessions focused on the everyday tasks that these professionals conduct with children, raising awareness of the importance and the impact that this profession has in the children’s development. Therefore, the project was guided by a qualitative research, based on the research-action method, was developed through training sessions, held in study groups where the participants were active participants, in order to achieve an improvement of the skills required in this profession. It should be noted that the sessions have generated great moments of critical reflection, resulting in knowledge exchange. The sessions had a positive impact, helping these professionals in their performance with the children. In general, this intervention produced overall gains throughout the institution. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55053 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sonia Cristina Pereira Pires de Sousa.pdf | Relatório de Estágio | 2,46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |