Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/1822/55053

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAntunes, Maria da Conceição Pintopor
dc.contributor.authorSousa, Sónia Cristina Pereira Pires depor
dc.date.accessioned2018-06-13T13:05:25Z-
dc.date.available2018-06-13T13:05:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1822/55053-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)por
dc.description.abstractO projeto “Educação de Adultos: Intervenção com Ajudantes de Ação Educativa” visou ser uma aposta na educação de adultos, com o objetivo de proporcionar sessões de formação para profissionais com a categoria de Ajudantes de Ação Educativa (AAE). O estágio realizou-se num Centro Social e Paroquial, designado como uma IPSS com duas valências, Creche e Pré-escolar, participaram neste projeto 10 funcionárias com a categoria profissional de Ajudantes de Ação Educativa. Este trabalho resulta de uma preocupação pelas competências que esta profissão exige, assim sendo, o projeto procurou promover as competências das AAE que esta Instituição emprega com o intuito de melhorar a qualidade educativa nesta Instituição. As sessões de formação focaram-se nas tarefas diárias que estas profissionais realizam com as crianças, sensibilizando para a importância e o impacto que esta profissão tem no desenvolvimento das mesmas. Assim sendo, o projeto foi orientado por uma investigação qualitativa, tendo por base a investigação-ação, foi desenvolvido através de sessões de formação dinamizadas em círculo de estudos, onde as intervenientes foram participantes ativas, no sentido de alcançar uma melhoria das competências exigidas nesta profissão. De salientar que as sessões geraram grandes momentos de reflexão crítica, originando troca de conhecimento. As sessões tiveram um impacto positivo, auxiliando estas profissionais no seu desempenho com as crianças. De uma maneira geral, esta intervenção produziu ganhos em toda a Instituição.por
dc.description.abstractThe project "Adult Education: Intervention with Educational Action Helpers" aimed to focus on adult education, with the purpose of providing training sessions for professionals in the Educational Action Helpers category (AAE). The internship took place in a Parish Social Center, designated as an IPSS with two valances, daycare and preschool, and in this project attended 10 employees in the Educational Action Helpers professional category. This work is the result of a concern for the skills that this profession requires, and therefore, the project sought to promote the skills of the AAE that work in the Center, in order to improve the educational quality in the institution. The training sessions focused on the everyday tasks that these professionals conduct with children, raising awareness of the importance and the impact that this profession has in the children’s development. Therefore, the project was guided by a qualitative research, based on the research-action method, was developed through training sessions, held in study groups where the participants were active participants, in order to achieve an improvement of the skills required in this profession. It should be noted that the sessions have generated great moments of critical reflection, resulting in knowledge exchange. The sessions had a positive impact, helping these professionals in their performance with the children. In general, this intervention produced overall gains throughout the institution.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectFormação de adultospor
dc.subjectAjudantes da ação educativapor
dc.subjectAdult educationpor
dc.subjectAdult trainingpor
dc.subjectEducational action helperspor
dc.titleEducação de adultos: intervenção com ajudantes de ação educativapor
dc.title.alternativeAdult educacion: intevention with educacional action herperspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid201917530por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado Integrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Sónia Cristina Pereira Pires de Sousa.pdf2,46 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu Currículo DeGóis