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TítuloMetodologias de avaliação do desenvolvimento da cognição social da infância até à idade pré-escolar
Outro(s) título(s)Methodologies for assessing the development of social cognition from infancy to preschool
Autor(es)Osório, Ana Alexandra Caldas
Castiajo, Paula Maria Santos
Ferreira, Raquel
Barbosa, Filipa
Martins, C.
Palavras-chaveAssessment
Infancy
Preschool years
Social cognition
Avaliação
Cognição social
Idade pré-escolar
Infância
DataDez-2011
EditoraInstituto Superior de Psicologia Aplicada
RevistaAnálise Psicológica
Resumo(s)Nas últimas décadas, a Psicologia do Desenvolvimento tem vindo a delinear o percurso do desenvolvimento sócio-cognitivo na procura de respostas a uma questão essencial – Como evoluem as capacidades de mentalização das crianças? O interesse em conhecer as fases que marcam o desenvolvimento da cognição social, desde as idades mais precoces até à consolidação da compreensão das causas psicológicas dos comportamentos, é legitimado pela importância vital com que estas fases se revestem ao nível da compreensão e comportamento sociais. Neste sentido, os objectivos do presente trabalho são: (a) descrever os três marcos sócio-cognitivos comummente descritos na literatura desde a infância até à idade pré-escolar; (b) apresentar exemplos de metodologias que permitam a sua avaliação (c) analisar as principais vantagens e desvantagens de cada uma das metodologias de forma a auxiliar a selecção por parte dos investigadores.
Over the last few decades, research on social cognition has thrived to a great extent and much of its focus has been devoted to how children come to understand the human mind. The importance of addressing the unique developmental changes that occur in the early years of life is related to the vast impact of social cognition on everyday social understanding and action. In this sense, the goals of this work are: (a) to provide a brief theoretical overview of three classical social-cognitive milestones from infancy to the preschool years; (b) to provide examples of assessment methodologies for these developmental milestones; and (c) to compare and contrast each methodology so as to assist researchers in their selection.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53915
DOI10.14417/ap.52
ISSN0870-8231
e-ISSN1646-6020
Versão da editorahttp://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/52
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

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