Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52627
Título: | Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade |
Autor(es): | Freitas, Natália Sofia Costa Gomes, Alexandra |
Palavras-chave: | Scratch Aprendizagem matemática Ângulos |
Data: | Dez-2017 |
Editora: | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) |
Revista: | Jornal das Primeiras Matemáticas |
Citação: | Freitas, N. & Gomes, A. (2017). Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 9, pp. 5-13. |
Resumo(s): | Este artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade. Neste projeto procurou-se compreender as potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática. Para tal foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso. Nas intervenções foram propostas tarefas aos alunos, utilizando o Scratch, que visavam a exploração do conceito de ângulo, através da mobilização de conhecimentos e da sua transposição para situações práticas. Neste trabalho serão descritas de forma breve as tarefas propostas sendo destacada a última que consistiu na construção de uma apresentação em Scratch para a comunidade. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52627 |
Versão da editora: | http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf | 430,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |