Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52627

TítuloPotencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade
Autor(es)Freitas, Natália Sofia Costa
Gomes, Alexandra
Palavras-chaveScratch
Aprendizagem matemática
Ângulos
DataDez-2017
EditoraAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
RevistaJornal das Primeiras Matemáticas
CitaçãoFreitas, N. & Gomes, A. (2017). Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 9, pp. 5-13.
Resumo(s)Este artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade. Neste projeto procurou-se compreender as potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática. Para tal foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso. Nas intervenções foram propostas tarefas aos alunos, utilizando o Scratch, que visavam a exploração do conceito de ângulo, através da mobilização de conhecimentos e da sua transposição para situações práticas. Neste trabalho serão descritas de forma breve as tarefas propostas sendo destacada a última que consistiu na construção de uma apresentação em Scratch para a comunidade.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/52627
Versão da editorahttp://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf430,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID