Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/52627

TitlePotencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade
Author(s)Freitas, Natália Sofia Costa
Gomes, Alexandra
KeywordsScratch
Aprendizagem matemática
Ângulos
Issue dateDec-2017
PublisherAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)
JournalJornal das Primeiras Matemáticas
CitationFreitas, N. & Gomes, A. (2017). Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 9, pp. 5-13.
Abstract(s)Este artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade. Neste projeto procurou-se compreender as potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática. Para tal foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso. Nas intervenções foram propostas tarefas aos alunos, utilizando o Scratch, que visavam a exploração do conceito de ângulo, através da mobilização de conhecimentos e da sua transposição para situações práticas. Neste trabalho serão descritas de forma breve as tarefas propostas sendo destacada a última que consistiu na construção de uma apresentação em Scratch para a comunidade.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/52627
Publisher versionhttp://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEC - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf430,55 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID