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https://hdl.handle.net/1822/52627
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Freitas, Natália Sofia Costa | por |
dc.contributor.author | Gomes, Alexandra | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-16T14:46:32Z | - |
dc.date.available | 2018-03-16T14:46:32Z | - |
dc.date.issued | 2017-12 | - |
dc.identifier.citation | Freitas, N. & Gomes, A. (2017). Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 9, pp. 5-13. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52627 | - |
dc.description.abstract | Este artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade. Neste projeto procurou-se compreender as potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática. Para tal foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso. Nas intervenções foram propostas tarefas aos alunos, utilizando o Scratch, que visavam a exploração do conceito de ângulo, através da mobilização de conhecimentos e da sua transposição para situações práticas. Neste trabalho serão descritas de forma breve as tarefas propostas sendo destacada a última que consistiu na construção de uma apresentação em Scratch para a comunidade. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação para a Educação Matemática Elementar (AEME) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Scratch | por |
dc.subject | Aprendizagem matemática | por |
dc.subject | Ângulos | por |
dc.title | Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 5 | por |
oaire.citationEndPage | 13 | por |
oaire.citationIssue | 9 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.journal | Jornal das Primeiras Matemáticas | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf | 430,55 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |