Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/52627

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Natália Sofia Costapor
dc.contributor.authorGomes, Alexandrapor
dc.date.accessioned2018-03-16T14:46:32Z-
dc.date.available2018-03-16T14:46:32Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationFreitas, N. & Gomes, A. (2017). Potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridade. Jornal das Primeiras Matemáticas, N.º 9, pp. 5-13.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52627-
dc.description.abstractEste artigo retrata parte de um projeto de intervenção pedagógica supervisionada desenvolvido numa turma do 4.º ano de escolaridade. Neste projeto procurou-se compreender as potencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática. Para tal foi adotada uma metodologia qualitativa, de estudo de caso. Nas intervenções foram propostas tarefas aos alunos, utilizando o Scratch, que visavam a exploração do conceito de ângulo, através da mobilização de conhecimentos e da sua transposição para situações práticas. Neste trabalho serão descritas de forma breve as tarefas propostas sendo destacada a última que consistiu na construção de uma apresentação em Scratch para a comunidade.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação para a Educação Matemática Elementar (AEME)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectScratchpor
dc.subjectAprendizagem matemáticapor
dc.subjectÂngulospor
dc.titlePotencialidades da utilização do Scratch na aprendizagem da Matemática: uma experiência no 4.º ano de escolaridadepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://jpm.ludus-opuscula.org/PDF_Files/Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdfpor
oaire.citationStartPage5por
oaire.citationEndPage13por
oaire.citationIssue9por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalJornal das Primeiras Matemáticaspor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Freitas_Scratch_5_13(9_2017)_low.pdf430,55 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID