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TítuloEducação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes
Outro(s) título(s)Literary education in Portugal: curricular documents, the voice and practices of the teachers
Autor(es)Balça, Ângela
Azevedo, Fernando
Palavras-chaveEducação Literária
Literatura
Escola
Educação Pré-Escolar
Literacy education
Literature
School
Pre-scholl education
Primary education
Data2017
RevistaRevista Linhas
CitaçãoBALÇA, Â.; AZEVEDO, F. (2017). Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas. Florianópolis, 18(37), 131-153.
Resumo(s)O presente estudo pretende descrever, analisar e discutir como a Educação Literária está presente na escola, em Portugal, através dos documentos programáticos oficiais e das vozes e práticas dos docentes. O estudo aborda os documentos para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico. Os principais objetivos do estudo são: conhecer os documentos programáticos oficiais em relação à educação literária; compreender como esses documentos apresentam a educação literária; conhecer as conceções e as práticas dos docentes sobre a educação literária. Para este estudo convocámos uma metodologia assente na leitura crítica e reflexiva dos documentos e recorremos a vários estudos para conhecer as conceções e as práticas dos docentes. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que a educação literária está presente nos documentos programáticos oficiais; todavia estes documentos nem sempre apontam práticas consentâneas com a promoção de uma verdadeira educação literária. Os docentes apresentam por vezes conceções pouco congruentes com o fomento de práticas que estimulem uma educação literária.
The present study aims to describe, analyse, and discuss the manner in which the Literary Education is present in the schools of Portugal, by taking the official program documents and the voices and practices of teachers into account. The study approaches the documents for pre-school and primary education. The main objectives are: to know the official programmatic documents related to literary education; to understand how these documents present literary education; to know the conceptions and practices of teachers in regard to literary education. For this study, we called for a methodology based on a critical and reflexive reading of the documents, and made use of several studies to apprehend the conceptions and practices of the teachers. The results allow us to conclude that literary education is present in the official program documents; however, these documents do not always point to practices that are consistent with the promotion of a true literary education. Teachers sometimes have conceptions that lack congruence with the promotion of practices that stimulate literary education.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/46298
DOI10.5965/1984723818372017131
ISSN1984-7238
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

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