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dc.contributor.authorBalça, Ângelapor
dc.contributor.authorAzevedo, Fernandopor
dc.date.accessioned2017-07-28T08:10:35Z-
dc.date.available2017-07-28T08:10:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationBALÇA, Â.; AZEVEDO, F. (2017). Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas. Florianópolis, 18(37), 131-153.por
dc.identifier.issn1984-7238-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/46298-
dc.description.abstractO presente estudo pretende descrever, analisar e discutir como a Educação Literária está presente na escola, em Portugal, através dos documentos programáticos oficiais e das vozes e práticas dos docentes. O estudo aborda os documentos para a educação pré-escolar e para o 1.º ciclo do ensino básico. Os principais objetivos do estudo são: conhecer os documentos programáticos oficiais em relação à educação literária; compreender como esses documentos apresentam a educação literária; conhecer as conceções e as práticas dos docentes sobre a educação literária. Para este estudo convocámos uma metodologia assente na leitura crítica e reflexiva dos documentos e recorremos a vários estudos para conhecer as conceções e as práticas dos docentes. Os resultados do estudo permitem-nos concluir que a educação literária está presente nos documentos programáticos oficiais; todavia estes documentos nem sempre apontam práticas consentâneas com a promoção de uma verdadeira educação literária. Os docentes apresentam por vezes conceções pouco congruentes com o fomento de práticas que estimulem uma educação literária.por
dc.description.abstractThe present study aims to describe, analyse, and discuss the manner in which the Literary Education is present in the schools of Portugal, by taking the official program documents and the voices and practices of teachers into account. The study approaches the documents for pre-school and primary education. The main objectives are: to know the official programmatic documents related to literary education; to understand how these documents present literary education; to know the conceptions and practices of teachers in regard to literary education. For this study, we called for a methodology based on a critical and reflexive reading of the documents, and made use of several studies to apprehend the conceptions and practices of the teachers. The results allow us to conclude that literary education is present in the official program documents; however, these documents do not always point to practices that are consistent with the promotion of a true literary education. Teachers sometimes have conceptions that lack congruence with the promotion of practices that stimulate literary education.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEducação Literáriapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEducação Pré-Escolarpor
dc.subjectLiteracy educationpor
dc.subjectLiteraturepor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectPre-scholl educationpor
dc.subjectPrimary educationpor
dc.titleEducação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentespor
dc.title.alternativeLiterary education in Portugal: curricular documents, the voice and practices of the teacherspor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage131por
oaire.citationEndPage153por
oaire.citationIssue37por
oaire.citationTitleRevista Linhaspor
oaire.citationVolume18por
dc.identifier.doi10.5965/1984723818372017131por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Linhaspor
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