Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/4614

TitleMonitorização do ruído ambiente na zona de Intervenção POLIS da cidade de Viana do Castelo
Author(s)Silva, Lígia Torres
Mendes, José F. G.
Issue date2005
PublisherUniversidade de São Paulo (USP)
CitationSILVA, Antônio Nélson Rodrigues de ; SOUZA, Léa Cristina Lucas ; MENDES José F. G., ed. lit. - "Planejamento urbano, regional, integrado e sustentável : desenvolvimentos recentes no Brasil e em Portugal". São Carlos :Universidade de São Paulo, 2005. ISBN 85-85205-59-8. p. 213-228.
Abstract(s)O crecimento da populaçãao mundial nas últimas décadas recentes levou a um continuado aumento da população urbana, o que faz com que a problemática do ambiente se centre actualmente, em larga medida, no "ambiente nas cidades". A vida urbana tornouu-se a fonte de algumas das principais preocupações mbientais, tanto no que diz respeiro aos problemas mais graves, ligados à saúde pública, como no que se refere às disfynções e incomodidades, tais como obras devidas a intervenções urbanísticas importantes ou o aumento do tráfego rodoviário, principal fonte de ruído em meio urbano. É neste contexto que a avaliação e monitorização ambiental se revela primordial para a gestão da qualidade de vida das cidades. O estudo apresentado neste trabalho refere-se à monitorização do ruído ambiente na zona de intervenção dum programa de requalificação urbana duma cidade média portuguesa, designado por Programa Polis de Viana do Castelo. São apresentados a metodologia e os resultados orrespondentes À situação de referência, antes do ínicio da intervenção, e à fase de construção, actualmente em curso. Atendendo as características da área urbana e à tipologia das intervenções, foi utilizado um modelo matemático de simulação de ruído de tráfego rodoviário para avaliar a situação de referência, e uma campanha de medição in-situ do ruído na fase de desenvolvimento das intervenções. Finalmente procede-se a uma análise comparativa através do cruzamento dos valores obtidos na campanha de monitorização com os valores da situação de referência, tendo em conta os limites legais em vigor.
TypeConference paper
URIhttp://hdl.handle.net/1822/4614
ISBN85-85205-59-8
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CEC-PT - Comunicações a Conferências Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silva_CLN_2005.pdfcapa, índice e artigo4,12 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID