Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/45498
Título: | A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
Outro(s) título(s): | A aprendizagem cooperativa na interação oral em línguas estrangeiras |
Autor(es): | Mendes, Pedro Braga Liz da Cruz |
Orientador(es): | Cea Álvarez, Ana María Moreira, Maria Alfredo |
Palavras-chave: | Aprendizagem cooperativa Interação oral Línguas estrangeiras Ensino Cooperative learning Oral interaction Foreign languages Teaching |
Data: | 13-Dez-2016 |
Resumo(s): | Este relatório é o resultado de uma experiência de estágio em ensino de inglês e espanhol numa escola secundária em Portugal. Nele encontramos a fundamentação teórica que suporta a prática de estratégias de aprendizagem cooperativa como base de melhoramento da interação oral na língua meta. Para tal, estabeleceram-se como objetivos da intervenção pedagógica: (1) caraterizar as representações e comportamentos dos alunos incidentes na aprendizagem cooperativa na aula de língua inglesa e espanhola; (2) desenvolver a oralidade na componente de interação oral através de estratégias de aprendizagem cooperativa em contexto escolar; (3) desenvolver a gestão cooperativa como estratégia de estudo para as competências gerais e comunicativas; (4) verificar se o desenvolvimento de competências cooperativas nos alunos se repercute positivamente na aquisição das línguas estrangeiras e, em especial, na sua interação oral; e (5) a avaliação do impacto da intervenção no desenvolvimento das estratégias da aprendizagem cooperativa e da interação oral.Para cumprimento destes objetivos, observaram-se diretamente as aulas «, implementou-se um questionário inicial e final, criaram-se materiais que desenvolvessem a gestão cooperativa e a interação oral, durante toda a intervenção, tendo por base uma metodologia de investigação à ação. Na avaliação global dos resultados, conclui-se que as estratégias de aprendizagem cooperativa e de interação oral tiveram um discreto impacto na opinião dos alunos. No entanto, nas classificações dadas aos alunos, as notas são maioritariamente positivas. This report is the result of a teaching practicum in English and Spanish at a secondary school in Portugal. Here we found the theoretical foundation that supports the practice of cooperative learning strategies as a basis for improvement of oral interaction in the target language. To this end, the following educational intervention goals were established: (1) to characterize the representations and behaviors of students’ incidents in cooperative learning in English and Spanish classrooms; (2) to develop speaking skills in the oral interaction component through cooperative learning strategies in schools; (3) to develop cooperative management study approaches for general and language skills; (4) to check whether the development of cooperative skills in students has a positive effect on the acquisition of foreign languages and, in particular, in its oral interaction, and; (5) to evaluate the impact of intervention in the development of cooperative learning strategies and oral interaction. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good. To meet these objectifs, the classes were directly observed, an initial and final questionnaire was implemented, materials were created to develop cooperative management and oral interaction during the intevation, based on action research methodology. In the evaluation of the results, we can conclude that cooperative learning strategies have had little impact on the opinions of students. However, the classifications given to the students are mostly good. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45498 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Pedro Mendes.pdf | 4,64 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |