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https://hdl.handle.net/1822/45285
Título: | Vive mais a terceira idade: uma iniciativa de educação ao longo da vida |
Outro(s) título(s): | Live more at third age: an initiative of lifelong education |
Autor(es): | Cunha, Eugénia Catarina Araújo da |
Orientador(es): | Oliveira, Clara Costa |
Palavras-chave: | Educação de adultos Educação ao longo da vida Animação sociocultural Envelhecimento ativo Qualidade de vida Adult education Lifelong education Socio-cultural animation Active aging Life quality |
Data: | 1-Mar-2016 |
Resumo(s): | A sociedade portuguesa possui um forte envelhecimento populacional. Este
envelhecimento impulsionou a necessidade de desenvolver infraestruturas e serviços adequados
à nova realidade. No entanto, é igualmente importante investir em iniciativas que promovam a
participação ativa e a autonomia dos idosos na sociedade.
Neste âmbito, o projeto “Vive mais a terceira idade: uma iniciativa de educação ao longo
da vida”, desenvolvido no Centro Comunitário Vale do Cávado (Póvoa de Lanhoso), pretendeu
promover o Envelhecimento Ativo dos idosos melhorando, por seu turno, a “qualidade de vida” e
o bem-estar dos idosos, por meio do trabalho de investigação ação-participativa.
Desta forma, as atividades de animação sociocultural realizadas permitiram concluir que
educar na terceira idade não é uma mera ocupação dos tempos livres, mas criar oportunidades e
espaços que permitam aos idosos aprender ao longo da vida. The portuguese society has a very significant population aging. This aging population boosted the need to develop infrastructures and services tailored to this new reality. However, it is also important to invest in initiactives which promote the active participation and autonomy of the elderly in society. In this context, the project “Live More at Third Age: an Initiative of Lifelong Education” developed in the Centro Comunitário do Vale do Cávado (Póvoa de Lanhoso) intented to promote active aging, improving, in turn, the “life quality” and the well-being of the elderly, though on participatory research-action work. So, the socio-cultural animation activities showed that education in old people is not just a leisure time, but is also to create opportunities and spaces to allow them to learn throughtout life. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/45285 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Eugenia Catarina Araujo da Cunha.pdf | Relatório de Estágio | 4,72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |