Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/45285

TitleVive mais a terceira idade: uma iniciativa de educação ao longo da vida
Other titlesLive more at third age: an initiative of lifelong education
Author(s)Cunha, Eugénia Catarina Araújo da
Advisor(s)Oliveira, Clara Costa
KeywordsEducação de adultos
Educação ao longo da vida
Animação sociocultural
Envelhecimento ativo
Qualidade de vida
Adult education
Lifelong education
Socio-cultural animation
Active aging
Life quality
Issue date1-Mar-2016
Abstract(s)A sociedade portuguesa possui um forte envelhecimento populacional. Este envelhecimento impulsionou a necessidade de desenvolver infraestruturas e serviços adequados à nova realidade. No entanto, é igualmente importante investir em iniciativas que promovam a participação ativa e a autonomia dos idosos na sociedade. Neste âmbito, o projeto “Vive mais a terceira idade: uma iniciativa de educação ao longo da vida”, desenvolvido no Centro Comunitário Vale do Cávado (Póvoa de Lanhoso), pretendeu promover o Envelhecimento Ativo dos idosos melhorando, por seu turno, a “qualidade de vida” e o bem-estar dos idosos, por meio do trabalho de investigação ação-participativa. Desta forma, as atividades de animação sociocultural realizadas permitiram concluir que educar na terceira idade não é uma mera ocupação dos tempos livres, mas criar oportunidades e espaços que permitam aos idosos aprender ao longo da vida.
The portuguese society has a very significant population aging. This aging population boosted the need to develop infrastructures and services tailored to this new reality. However, it is also important to invest in initiactives which promote the active participation and autonomy of the elderly in society. In this context, the project “Live More at Third Age: an Initiative of Lifelong Education” developed in the Centro Comunitário do Vale do Cávado (Póvoa de Lanhoso) intented to promote active aging, improving, in turn, the “life quality” and the well-being of the elderly, though on participatory research-action work. So, the socio-cultural animation activities showed that education in old people is not just a leisure time, but is also to create opportunities and spaces to allow them to learn throughtout life.
TypeMaster thesis
DescriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttp://hdl.handle.net/1822/45285
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education
BUM - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eugénia Catarina Araújo da Cunha.pdf4,72 MBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID