Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/45240

TítuloA banda desenhada histórica como recurso e fonte historiográfica para o ensino e aprendizagem da história: um estudo com alunos do 1.º e 2.º ciclo do E.B.
Outro(s) título(s)The comics history as a resource and historiographical source for teaching history: a study with students of 1st and 2nd cycle of basic education.
Autor(es)Cardoso, Tiago Manuel Pereira
Orientador(es)Solé, Maria Glória Parra Santos
Palavras-chaveBanda desenhada
Recurso pedagógico
Ensino da História
Comics books
Pedagogical resource
History of education
Data18-Jan-2017
Resumo(s)O estudo que a seguir se apresenta resulta de um projeto investigativo de intervenção pedagógica supervisionada, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, implementado no presente ano. A investigação foi desenvolvida numa turma do 4.º ano de escolaridade, com 26 alunos e numa turma de 6.º ano de escolaridade, com 24 alunos, em duas escolas urbanas do distrito de Braga. Pretendeu-se com este projeto desenvolver um conjunto de atividades ligadas à exploração de BD e posterior construção de uma BD pelos alunos, que procurou promover nos alunos a leitura e interpretação deste género literário, a produção de inferências e deduções, a procura da objetividade e evidência histórica, cruzando a informação recolhida com outras fontes históricas e historiográficas. Este projeto visou desenvolver aprendizagens significativas, recorrendo ao modelo construtivista, operacionalizado na aula-oficina. Neste sentido, procurou-se responder às seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimento histórico os alunos extraem de uma Banda Desenhada? 2) Que conhecimento histórico os alunos aplicam na construção de uma Banda Desenhada? A concretização deste projeto incidiu sobre a utilização da Banda Desenhada histórica como recurso pedagógico e fonte historiográfica, para o ensino e aprendizagem da História, no 1.º Ciclo, sobre a temática “Expansão marítima portuguesa” e no 2.º Ciclo, sobre o “O 25 de Abril de 1974 e o regime democrático”. Para a abordagem destes temas, no 1.º Ciclo deu-se destaque para a problemática da chegada dos portugueses ao Brasil “Descoberta/Achamento”, onde foram selecionadas excertos de dois álbuns de BD, o primeiro de autores portugueses e o segundo de autores brasileiros. No 2.º ciclo exploraram excertos de duas BDs sobre a temática do 25 de Abril. Foram realizadas várias tarefas e aplicados vários instrumentos de recolha de dados: tarefas de papel e lápis (Ficha de levantamento de ideias, interpretação das BDs, construção de uma BD pelos alunos e ficha de metacognição). A partir da análise indutiva dos dados recolhidos, pode-se afirmar que este estudo demonstrou a relevância da utilização de BD em sala de aula para aprendizagem de História, contribuindo para o desenvolvimento da compreensão histórica nos alunos, e de outras competências específicas, como a leitura e interpretação de fontes diversas e com mensagens divergentes, bem como competências transversais, ao nível da comunicação (área do Português e da Expressões).
The study then presents results of an investigative project supervised pedagogical intervention, developed under the Master in Education 1st and 2nd cycle of basic education, the University of Minho, implemented this year. The research was developed in a class of 4th grade, with 26 students and a group of 6th grade, with 24 students in two urban schools of Braga. It was intended with this project to develop a set of activities related to the exploration of comic books and later construction of a comics by students, wich sought to promote students reading and interpretation of this literary genre, the production of inferences and deductions, the search for objectivity and historical evidence, crossing the information gathered with other historical and historiographical sources. This project aimed to develop meaningful learning, using the constructivist model, operationalized in class workshop. In this sense, we tried to answer the following research questions: 1) What historical knowledge students draw a comic strip? 2) What historical knowledge students apply in building a Comic? The realization of this project focused on the use of historical comics as an educational resource and historiographical source for teaching and learning of history in the 1st cycle on the theme "Portuguese maritime expansion" and 2nd Cycle, about the " April 25th 1974 and the democratic regimen." To address of these themes in the 1st cycle was given featured the issue of arrival of the Portuguese in Brazil "Discovery / Finding" where two albums Comics excerpts were selected, the first one Portuguese authors and the second by Brazilian authors. In the 2nd cycle explored excerpts from two comic books on the theme of the 25th April. They were performed various tasks and implemented multiple data collection tools: paper and pencil tasks (sheet lifting ideas, interpretation of Comics, building Comics by students and metacognition sheet). From the inductive analysis of the data collected, it can be affirmed that this study demonstrated the relevance of the use of comic books in the classroom for learning history, contributing to the development of historical understanding in students, and other specific skills, such as reading and interpretation of various and divergent messages sources as well as soft skills, the communication level (the Portuguese and expressions area).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/45240
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIEd - Dissertações de Mestrado em Educação / MSc Dissertations in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tiago Manuel Pereira Cardoso.pdf9,43 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID