Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/44534
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Guimarães, Fernando | por |
dc.date.accessioned | 2017-01-31T14:36:12Z | - |
dc.date.available | 2017-01-31T14:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1413-0963 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/44534 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo assume como objetivo principal analisar qual a importância que tem sido conferida, em Portugal, à área de Botânica nos livros didáticos de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental 1. Na tentativa de perceber de que forma ocorreu uma evolução na abordagem de conteúdos de Botânica, apreciamos livros didáticos baseados em onze princípios. Esta apreciação, apoiada numa abordagem metodológica assente na análise de conteúdo, pelo estabelecimento de categorias a posteriori, e na análise de clusters, pela elaboração de dendogramas, contribui para confrontar as fontes primárias quanto aos conteúdos que incluem, as orientações curriculares, pedagógicas e didáticas que traduzem, as recomendações de políticas educativas, curriculares e didáticas, assim como os valores educativos e científicos que sugerem. Os resultados mostram que a par das alterações de designações do ensino das Ciências da Natureza, os conteúdos nelas incluídos também se modificam e adquirem relevâncias distintas. Assim, surgem a variação da terminologia dos livros didáticos, a substituição do texto pelas imagens, a descomplexificação, a desconceitualização, os contextos didáticos de Botânica e a conservação dos conteúdos de Botânica distribuídos por diferentes dimensões do ensino da Botânica. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | por |
dc.relation | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) no âmbito do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, da Universidade do Minho) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.relation | Projeto Estratégico da FCT: UID/CED/00317/2013 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Botânica Escolar | por |
dc.subject | Livros Didáticos | por |
dc.subject | Ensino Fundamental 1 | por |
dc.subject | Ciências da Natureza. | por |
dc.title | O ensino de Botânica escolar no último século em Portugal. Análise de livros didáticos do Ensino Fundamental 1 | por |
dc.title.alternative | The Teaching of Botany in Last Century in Portugal: analysis of school textbooks of primary school education 1 | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.intermeio.ufms.br/ojs/index.php/intermeio | por |
sdum.publicationstatus | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
oaire.citationStartPage | 129 | por |
oaire.citationEndPage | 144 | por |
oaire.citationIssue | 39 | por |
oaire.citationTitle | Intermeio | por |
oaire.citationVolume | 20 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Intermeio | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2345-6829-1-PB.pdf | 177,35 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |