Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/42593

TitleStress, burnout e avaliação cognitiva: Estudo na classe de enfermagem
Other titlesStress, burnout and cognitive appraisal: a study with nurses
Estrés, agotamiento y evaluación cognitiva: un estudio dos profesionales de enfermería
Author(s)Alvelos, Mafalda
Gomes, A. Rui
KeywordsStress
Avaliação cognitiva
Esgotamento
Depressão
Cognitive appraisal
Burnout
Depression
Issue date2016
PublisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
JournalArquivos Brasileiros de Psicologia
CitationAlvelos, M., & Gomes, A.R. (2016). Stress, burnout e avaliação cognitiva: Estudo na classe de enfermagem. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 68(1), 72-83.
Abstract(s)Este estudo analisa o stress laboral em enfermeiros, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram aplicados, em um único momento, a 153 profissionais da classe de enfermagem, instrumentos de avaliação do stress ocupacional, da avaliação cognitiva primária e secundária, do burnout e da sintomatologia depressiva. Os níveis de stress, de burnout e de sintomatologia depressiva confirmaram que esta profissão é exigente do ponto de vista emocional e psicológico. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Os resultados deste estudo evidenciaram o papel fulcral da avaliação cognitiva na adaptação humana aos contextos de trabalho bem como a utilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/42593
ISSN1809-5267
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8-Artigo-SO enfermeiros-M Alvelos & R Gomes-Arquivos Brasileiros de Psicologia.pdf279,47 kBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID