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TítuloStress, burnout e avaliação cognitiva: Estudo na classe de enfermagem
Outro(s) título(s)Stress, burnout and cognitive appraisal: a study with nurses
Estrés, agotamiento y evaluación cognitiva: un estudio dos profesionales de enfermería
Autor(es)Alvelos, Mafalda
Gomes, A. Rui
Palavras-chaveStress
Avaliação cognitiva
Esgotamento
Depressão
Cognitive appraisal
Burnout
Depression
Data2016
EditoraUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
RevistaArquivos Brasileiros de Psicologia
CitaçãoAlvelos, M., & Gomes, A.R. (2016). Stress, burnout e avaliação cognitiva: Estudo na classe de enfermagem. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 68(1), 72-83.
Resumo(s)Este estudo analisa o stress laboral em enfermeiros, observando igualmente a importância dos processos de avaliação cognitiva no ajustamento aos contextos de trabalho. Foram aplicados, em um único momento, a 153 profissionais da classe de enfermagem, instrumentos de avaliação do stress ocupacional, da avaliação cognitiva primária e secundária, do burnout e da sintomatologia depressiva. Os níveis de stress, de burnout e de sintomatologia depressiva confirmaram que esta profissão é exigente do ponto de vista emocional e psicológico. Os processos de avaliação cognitiva foram determinantes na explicação da experiência de stress ocupacional, burnout e sintomatologia depressiva. O stress ocupacional e a avaliação cognitiva foram variáveis importantes na predição do burnout. Os resultados deste estudo evidenciaram o papel fulcral da avaliação cognitiva na adaptação humana aos contextos de trabalho bem como a utilidade do modelo transacional no estudo do stress laboral.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/42593
ISSN1809-5267
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
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