Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/41860

TítuloOrganização dos conteúdos em materiais didáticos para a educação a distância: o layout como produto pedagógico
Outro(s) título(s)Organization of content in didactic materials for distance education: the layout as an educational product
Autor(es)Weber, Dorcas Janice
Orientador(es)Oliveira, Lia Raquel
Data2-Mar-2016
Resumo(s)O uso de materiais didáticos no âmbito do ensino superior brasileiro, no que concerne ao contexto da educação a distância, tem crescido na mesma medida em que a oferta de cursos tem aumentado. Contudo, o uso desses materiais como objeto de investigação ainda tem sido pequeno e, talvez por isso, sua produção tenha apresentado muitas semelhanças com os materiais didáticos impressos utilizados na educação presencial e já, bem, conhecidos por muitos. Afinal, é difícil encontrar alguém que tenha passado pelos bancos escolares e a quem não foi oferecida a possibilidade de utilizar um livro didático. Nesta investigação, que tem por objeto de pesquisa os materiais didáticos desenvolvidos para a educação a distância, buscou-se compreender de que modo tais materiais vêm sendo estruturados e, principalmente, como vem sendo organizada sua composição visual, constituída por todos os elementos que compõem uma página. Buscou-se, também, conhecer como as instituições, que oferecem cursos a distância, vêm desenvolvendo o design de seus materiais. Com base nisso, aliado às teorizações acerca do design e editoração, propôs-se desenvolver um layout específico para materiais didáticos utilizados em cursos ofertados na modalidade a distância. No entendimento de que o layout não constituí apenas uma organização de elementos, desenvolveu-se uma proposta que atuasse ativamente nos processos pedagógicos e, por consequência, auxiliasse na diminuição da distância transacional. Um dos grandes desafios da educação a distância é a distância transacional. Distância essa que se caracteriza por um espaço psicológico e educacional gerado pelas comunicações realizadas entre pessoas que estão geograficamente separadas. A diminuição deste espaço traz efeitos positivos significativos para os processos de ensino e aprendizagem que ocorrem na modalidade a distância. Por isso, a criação de estratégias que auxiliem nessa diminuição é imprescindível. Assim, busca-se, nesta tese, trazer apontamentos sobre as relações entre o layout dos material didáticos e a diminuição da distância transacional e, por consequência dessas relações, a aprendizagem efetiva. Sendo assim, este trabalho está organizado em: um primeiro momento no qual o referencial teórico é trazido e discutido a fim de trazer elementos que pudessem ser fundamentais para o processo de desenvolvimento, tais como: breve histórico da educação a distância, concepções acerca dos materiais didáticos e, aspectos visuais que estão envolvidos nas produções didáticas; um segundo momento onde é apresentada a metodologia da investigação, caracterizada pela metodologia do desenvolvimento, e a metodologia de avaliação; um terceiro momento apresenta a concepção da proposta de layout e sua inserção em situação real, ou seja, o layout desenvolvido é colocado em testagem a fim de observar a sua viabilidade; por fim, são apresentados os resultados observados ao longo do processo de testagem e as conclusões. Conclui-se que o material didático para a educação a distância não pode ser apenas mais um material elencado na lista de tipos de materiais didáticos. Tais materiais constituem-se em espaço de ensino e aprendizagem, portanto, assim como os espaços de salas de aula, para as quais são pensadas estruturas arquitetônicas, os matérias didáticos aos quais os alunos da educação a distância detém atenção em grande parte do tempo de estudo, também necessitam de atenção e planejamento especiais.
The use of didactic materials in Brazilian higher education, as the context of distance education is concerned, has grown in the same extent as the supply of courses has increased. However, the use of these materials as research objects has yet been small, so maybe, that‟s why this production has presented many similarities to the printed didactic materials used in regular education and already well known by many. After all, it's hard to find someone who has gone through school and who was not offered the possibility of using a textbook. In this research, which aims to research the didactic materials developed for distance education, it was sought to understand how these materials have been structured and especially how they have been organized in their visual layout, consisting of all the elements that make a page. It was also attempted to know how institutions that offer distance education courses are developing the design of their materials. On this basis, combined with theories about the design and publishing, it was proposed to develop a specific layout for textbooks used in courses offered in distance. Understanding that layout does not constitute only organization of elements, it was sought to develop a proposal that actively acted in pedagogical processes and, consequently, could work to decrease the transactional distance. One of the great challenges of distance education is the transactional distance. This distance is characterized by a psychological and educational space generated by communications performed among people who are geographically separated. Reducing the space has significant positive effects on teaching and learning processes that occur in the distance. Therefore, the creation of strategies to assist in this reduction is indispensable. Thus, it was sought to, in this thesis, bring notes on the relationship between the layout of didactic materials and the reduction of transactional distance and, as a result of these relationships, make learning effective. Thus, this work is organized as such: the first instance in which the theoretical framework is brought and discussed in order to bring elements that could be critical to the development process, such as: brief history of distance education, conceptions of teaching materials and, visual aspects that are involved in educational productions; a second phase where the methodology of research is presented, which is characterized by the development methodology, and the evaluation methodology; a third part where are presented the conception of layout proposal and its insertion in a real situation, i.e. the developed layout is tested in order to observe their feasibility; finally, the results observed throughout the testing process and conclusions are presented. It is concluded that the didactic materials for distance education cannot be just one more in the list of types of didactic materials. Such materials constitute the teaching and learning space, as well as spaces for classrooms, for which architectural structures are thought, didactic materials to which students of distance education hold attention to for much of the time of studying, they require special attention and planning.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Tecnologia Educativa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/41860
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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