Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1822/3953

TitleEfeitos de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental na melhoria de competências psicológicas em jovens atletas : uma intervenção na natação
Other titlesThe effects of an imagery and anxiety control program in the improvement of psychological skills in young athletes : an intervention in a swimming team
Author(s)Araújo, Sameiro
Gomes, António Rui
KeywordsAnsiedade
Relaxamento
Visualização mental
Natação
Issue date2005
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
JournalPsicologia : teoria, investigação e prática
Citation"Psicologia : teoria, investigação e prática". ISSN 0873-4976. 10:2 (2005) 211-225.
Abstract(s)Neste artigo apresentam-se os resultados e efeitos da implementação de um programa de controle de ansiedade e de visualização mental junto de uma equipa de natação do escalão de Cadetes, ao longo de uma época desportiva. A avaliação psicológica foi efectuada após o treino das duas competências psicológicas, utilizando-se um plano longitudinal com medidas repetidas no sentido de observar a frequência e a eficácia das estratégias treinadas. Os resultados sugerem a possibilidade dos atletas integrarem nas suas rotinas mentais ambas as técnicas (atribuindo-lhes eficácia no confronto com as exigências colocadas pelas competições) bem como a diminuição dos níveis de ansiedade ao longo das provas realizadas. No final, é discutida a importância dos programas de treino mental nos escalões de formação desportiva, ajudando na promoção do desenvolvimento psicológico dos jovens e melhorando a capacidade de lidar com as exigências competitivas colocadas pelos escalões competitivos seguintes.
This article presents the results and effects of implementing an anxiety control and imagery program with a young athletes’ swimming team, throughout a season. The psychological evaluation done after training the competencies used repeated measures trough a longitudinal plan to observe the frequency and the efficacy of the skills trained. The results suggest that the athletes integrated both the techniques on their mental routines and state the efficacy of those techniques on confronting competitive demands and decreasing anxiety levels during competition. Finally, the importance of mentally training young athletes is discussed, as it promotes their psychological development and their ability to best confront the competitive demands of future upper levels of competition.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/3953
ISSN0873-4976
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sameiro Araujo & Rui Gomes-Revista UM.pdfDocumento Principal113,84 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID