Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/38443

TítuloLima de Freitas: O simbólico da obra pública – contributos para uma estética educacional
Outro(s) título(s)Lima de Freitas: The symbolic in public art - contributions to an educational aesthetic
Autor(es)Rocha, Lígia Maria Moreira Fernandes da
Orientador(es)Araújo, Alberto Filipe
Sá, Maria de Fátima Lambert Alexandrino Alves de
Data24-Set-2015
Resumo(s)Lima de Freitas nasceu em Setúbal em 22 de junho de 1927 e deixou a paisagem lusitana a 5 de outubro de 1998, em Lisboa, de forma inesperada. É um autor do século XX que merece um reconhecimento especial, pelo seu trabalho polivalente e transdisciplinar e também pelo contributo dado à sociedade, à cultura e ao mundo da arte. O presente trabalho de investigação tem como objetivo estudar a Obra Pública, um conjunto de 32 peças de arte, que integra imagens com forte contributo mítico-simbólico, que se encontram em Portugal. Desta forma, à luz da hermenêutica simbólica, é feita uma mitocrítica a cada pintura, na qual há a preocupação de encontrar o arquétipo ou o símbolo presentes na Obra Pública estudada. Para além desta Obra, tem-se igualmente em conta os seus escritos que traduzem o pensamento do autor. Neste sentido, numa I Parte, há a preocupação de estudar e apresentar a obra plástica de Lima de Freitas, englobando a sua pintura, ilustração e Obra Pública. Numa primeira fase é abordado o percurso artístico, ajustado ao seu pensamento estético. De seguida, é apresentada a sua Obra Pública, fazendo uma contextualização sobre a arte pública, delineando assim os lugares e seus públicos. Após esta fase de reconhecimento sobre a arte e pensamento do autor, passa-se para a II Parte dedicada ao estudo e conhecimento da obra escrita, relativamente aos mitos e símbolos, muito direcionada para os estudos do labirinto, assim como à linguagem hermética, mais vocacionada para os estudos dos números e da geometria sagrada. Na III Parte é apresentada a linha teórica que está na base da hermenêutica simbólica adotada. Este modelo hermenêutico baseia-se na Antropologia do Imaginário de Gilbert Durand, nomeadamente na sua obra intitulada As Estruturas Antropológicas do Imaginário, não ficando esquecido outros estudos do autor sobre alguns assuntos convergentes. É feita uma interpretação mitocrítica de cada obra de arte pública, à luz de uma hermenêutica simbólica. Por fim, na IV Parte, chega-se à fase das conclusões deste estudo, reconhecendo-se a importância das imagens obsessivas da Obra Pública para a construção e valorização do Imaginário Lusitano. É esta valorização que permite falar de uma Remitologização e de uma Transdisciplinaridade, as quais abrem perspetivas inovadoras para uma estética educacional da Obra Pública. O objetivo principal desta investigação centra-se na relevância mítico-simbólica da Obra Pública, reconhecendo-lhe a capacidade de veicular uma mensagem estética que se manifesta educacional.
Lima de Freitas was born in Setúbal on June 22, 1927 and unexpectedly left the Lusitanian landscape at 5 October of 1998 in Lisbon. He is an author of the twentieth century that deserves special recognition by its comprehensive and interdisciplinary work and also for his contributions to society, culture and the art world. This research work aims to study the "Public Work" a set of 32 pieces of art located in Portugal, which contain images with a strong mythicsymbolic contribution. Thus, in the light of symbolic hermeneutics, a mythcriticism is presented to every painting, in which there is a concern to find the archetype or symbol present in the Public Work painting studied. Also the author's writings are used to reflect his line of thought. In this sense, in Part I, there is concern to study and present the plastic work of Lima de Freitas, covering his painting, illustration and Public Work First the artistic path is presented, adjusted to his aesthetic thought. Next his Public Work is presented, making a contextualization about the public art, defining like this the places and their audiences. After this recognition phase on the art and thought of the author, continues to the Part II devoted to the study and knowledge of written work, relatively to myths and symbols, very focused in the study of mazes, as well as the hermetic language which is more dedicated to the study of numbers and sacred geometry. In Part III it‘s presented the theoretical framework that underpins the adopted symbolic hermeneutics. This hermeneutic model is based on the Gilbert Durand Imaginary Anthropology, namely in his work entitled The Anthropological Structures of the Imaginary, other author's studies on some converging subjects have not been forgotten. A mithcriticism interpretation of each Public Work work of art is made in the light of a symbolic hermeneutics. Finally, in Part IV the conclusions of this study are presented, recognizing the importance of the obsessive images of Public Work for the construction and enhancing of the Lusitanian Imaginary. It is this enhancement that allows us to speak of a Remythologizing and a Transdisciplinarity, which open innovative perspectives for the educational aesthetics of Public Work. The mythic-symbolic relevance of Public Work is the main objective of this investigation, recognizing its ability to convey an aesthetic message that manifests itself in an educational manner.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Ciências da Educação - Especialidade em Filosofia da Educação
URIhttps://hdl.handle.net/1822/38443
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Lígia Maria Moreira Fernandes da Rocha.pdf11,35 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID