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TitlePrevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses
Other titlesPrevention of alcohol consumption in Portuguese natural sciences’ textbooks
Prévention de la consommation d’alcool dans les manuels scolaires de sciences naturelles portugaises
Author(s)Dias, Augusta
Precioso, José
KeywordsManuais escolares
Prevenção do alcoolismo
Educação
Adolescência
School textbooks
Alcoholism prevention
Education
Adolescence
Manuels scolaires
Prévention de l’alcoolisme
Issue date2014
PublisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
JournalRevista Portuguesa de Educação
CitationDias, A. & Precioso, J. (2014). Prevenção do consumo de álcool em manuais escolares de Ciências Naturais portugueses. Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação: Revista Portuguesa de Educação, 2014, 27(2), pp. 135-158
Abstract(s)O consumo de álcool é um problema grave, muito prevalente e em crescimento entre adolescentes escolarizados. Por este motivo, a prevenção do consumo de álcool deve ser realizada na escola. Os manuais escolares são um recurso a ser usado nos processos preventivos. A presente investigação tem como objetivo analisar as abordagens ao tema do consumo de álcool propostas pelos manuais escolares portugueses de Ciências Naturais para o 9.º ano de escolaridade. Neste sentido, procedeu-se à análise de conteúdo de sete manuais escolares existentes em Portugal para o ano letivo de 2008/2009, que estarão em vigor até ao ano de 2014. Os manuais escolares abordam a problemática do consumo de álcool de forma muito incompleta e superficial. Em nenhum manual são sugeridas atividades que desenvolvam nos estudantes competências para resistir às pressões que frequentemente conduzem ao consumo. Os autores dos manuais devem ter em conta a necessidade de aprofundar este tema.
Alcohol consumption is a serious problem, very prevalent and growing among schooled adolescents. For that reason, the prevention of alcohol consumption should be carried out at school. School textbooks are a resource to be used in preventive processes. The objective of the present investigation is to analyze the approaches to contents concerning alcohol consumption proposed in 9th grade Portuguese Natural Sciences’ school textbooks. For that, one has proceeded to the contents analysis of the seven school books in Portugal for the school year of 2008/2009. These textbooks will be used until 2014. School textbooks approach the alcohol consumption problem in a very incomplete and superficial way. None suggests activities to develop students’ competences to resist to pressures leading to consumption. School textbook authors should take into account the need to discuss this topic.
La consommation d'alcool est très répandue parmi les étudiants adolescents devient, de plus en plus, un problème sérieux. C’est pourquoi la prévention doit se faire à l'école et les manuels scolaires sont une ressource importante dans ce processus. Cette étude analyse les approches à la question de la consommation d'alcool proposées par les manuels portugais de Sciences Naturelles (9ième année de scolarité). Ainsi, nous avons analysé sept manuels scolaires existant au Portugal pour l’année scolaire 2008/2009 et utilisés jusqu'à 2014. Ces manuels traitent la question de la consommation d'alcool de façon très incomplète et assez superficielle. En aucun cas, nous avons trouvé des suggestions d'activités qui puissent développer chez les jeunes les compétences nécessaires pour résister aux pressions qui mènent, souvent, à la consommation. Les auteurs de manuels devraient prendre en compte le besoin d'approfondir cette thématique.
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/38213
ISSN0871-9187
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Revista Portuguesa de Educação / Portuguese Journal of Education
CIEC - Artigos (Papers)

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