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TitleO poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças
Other titlesMemory distortion in children: the role of interrogative suggestibility
Author(s)Cunha, Alexandra Isabel da Quintã
Albuquerque, Pedro Barbas
Albuquerque, Teresa Margarida Moreira Freire Barbas de
KeywordsMemória
Crianças
Sugestionabilidade
Sugestionabilidade
Emoção
Entrevistador
Factores externos
Suggestibility
Children
Emotion
Interviewer
External factors
Issue date2011
PublisherInstituto Superior Politécnico Gaya (ISPGaya). Centro de Investigação e Desenvolvimento
JournalPsicologia, Educação e Cultura
CitationCunha, Alexandra; Albuquerque, Pedro B.; Freire, Teresa. O poder da sugestionabilidade interrogativa na distorção mnésica de crianças, Psicologia, Educação e Cultura, 15, 2, 394-406, 2011.
Abstract(s)A sugestionabilidade é definida como o grau em que factores sociais e psicológicos influenciam a forma como codificamos, retemos e recuperamos determinadas memórias. Com a necessidade crescente de incluir nos processos judiciais o testemunho não corroborado de crianças, cria-se a possibilidade da recolha destes depoimentos poder estar sujeita a processos de sugestão. Conhecidos alguns factores internos relacionados com a sugestionabilidade (e.g., domínio da linguagem pelas crianças, nível intelectual, capacidade de memória, etc.), neste artigo abordaremos os factores externos que são dependentes das técnicas (e.g., entrevista) e dos técnicos (e.g., as suas crenças) que entrevistam estas crianças.
Suggestibility is defined as the degree to which social and psychological factors influence the way we code, retain and retrieve specific memories. With the increasing necessity to include children testimony in prosecutions’ processes, there is the possibility that children statements may be subject to suggestion. There are some known internal factors associated with suggestibility (e.g., language skills, intellectual development, memory capacity, etc.). In this paper we will discuss the external factors related to the interview (e.g., types of questions) and the interviewer (e.g. emotional tone of the questions).
TypeArticle
URIhttp://hdl.handle.net/1822/37668
ISSN0874-2391
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIPsi - Artigos (Papers)

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CUNHA, ALBUQUERQUE &FREIRE (2011) - PSIC EDUC CULTURA .pdf149,04 kBAdobe PDFView/Open

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