Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36761
Título: | Infância, exclusão social e educação como utopia realizável |
Autor(es): | Sarmento, Manuel Jacinto |
Palavras-chave: | Infância Exclusão social Educação Cidadania Childhood Social exclusion Education Citizenship |
Data: | 2002 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
Revista: | Educação & Sociedade |
Citação: | Sarmento, Manuel Jacinto (2002). Infância, Exclusão Social e Educação como Utopia Realizável. Educação & Sociedade, CEDES- Brasil, nº 78, Ano XXIII, Abril 265-283 |
Resumo(s): | A infância, como construção social, tem sofrido, no decurso da 2ª
modernidade, processos de reinstitucionalização que, em larga medida, põem em
causa as representações e imagens das crianças, dominantes nos últimos 200 anos.
A análise da (re)construção das identidades sociais e das subjectividades infantis
constitui, desse modo, uma tarefa teórica da mais exigente actualidade. O que,
entretanto, aqui se assinala é que este processo de reinstitucionalização da infância,
apesar da construção de consensos globais sobre os direitos das crianças, tem
vindo a aumentar os factores e as condições de exclusão das gerações mais jovens
face aos direitos sociais e da cidadania. Neste artigo inventariam-se alguns dos
principais indicadores de exclusão, considerando diversos espaços estruturais, e
assinalam-se alguns dos pontos de ruptura por onde pode passar a construção de
uma educação escolar centrada na afirmação activa dos direitos das crianças. Along the second modernity, childhood, as a social construction, has undergone reinstatement processes that question the representations and images of children that have prevailed over last two hundred years. An analysis of the (re) construction of the social identities and childhood subjectivity thus constitute a theoretical task of the most contemporary exigence. Nevertheless, even though a global consensus about children’s rights has been constructed, the increase of factors and conditions that exclude the youngest generations from social rights and citizenship, induced by this reinstatement process of childhood, is here emphasized. This paper lists some of the main indicators of exclusion, considering different structural spaces, and pinpoints some turning points through which the construction of a school education centered on the active affirmation of the children’s rights could be attained. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36761 |
DOI: | 10.1590/S0101-73302002000200015 |
ISSN: | 0101-7330 1678-4626 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Infância, Exclusão e Educação como Utopia Realizável.pdf | 405,98 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |