Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36761

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSarmento, Manuel Jacintopor
dc.date.accessioned2015-09-02T10:33:08Z-
dc.date.available2015-09-02T10:33:08Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationSarmento, Manuel Jacinto (2002). Infância, Exclusão Social e Educação como Utopia Realizável. Educação & Sociedade, CEDES- Brasil, nº 78, Ano XXIII, Abril 265-283por
dc.identifier.issn0101-7330-
dc.identifier.issn1678-4626-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36761-
dc.description.abstractA infância, como construção social, tem sofrido, no decurso da 2ª modernidade, processos de reinstitucionalização que, em larga medida, põem em causa as representações e imagens das crianças, dominantes nos últimos 200 anos. A análise da (re)construção das identidades sociais e das subjectividades infantis constitui, desse modo, uma tarefa teórica da mais exigente actualidade. O que, entretanto, aqui se assinala é que este processo de reinstitucionalização da infância, apesar da construção de consensos globais sobre os direitos das crianças, tem vindo a aumentar os factores e as condições de exclusão das gerações mais jovens face aos direitos sociais e da cidadania. Neste artigo inventariam-se alguns dos principais indicadores de exclusão, considerando diversos espaços estruturais, e assinalam-se alguns dos pontos de ruptura por onde pode passar a construção de uma educação escolar centrada na afirmação activa dos direitos das crianças.por
dc.description.abstractAlong the second modernity, childhood, as a social construction, has undergone reinstatement processes that question the representations and images of children that have prevailed over last two hundred years. An analysis of the (re) construction of the social identities and childhood subjectivity thus constitute a theoretical task of the most contemporary exigence. Nevertheless, even though a global consensus about children’s rights has been constructed, the increase of factors and conditions that exclude the youngest generations from social rights and citizenship, induced by this reinstatement process of childhood, is here emphasized. This paper lists some of the main indicators of exclusion, considering different structural spaces, and pinpoints some turning points through which the construction of a school education centered on the active affirmation of the children’s rights could be attained.por
dc.description.sponsorshipCIFPEC/CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 644 e 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectExclusão socialpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectChildhoodpor
dc.subjectSocial exclusionpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectCitizenshippor
dc.titleInfância, exclusão social e educação como utopia realizávelpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage265por
oaire.citationEndPage283por
oaire.citationIssue78por
oaire.citationConferencePlaceCampinas, Brasilpor
oaire.citationTitleEducação e sociedadepor
oaire.citationVolume23por
dc.identifier.doi10.1590/S0101-73302002000200015por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalEducação & Sociedadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Infância, Exclusão e Educação como Utopia Realizável.pdf405,98 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID