Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36371
Título: | A percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do homem |
Autor(es): | Gibram, Daiana Evilin Silva, Heslley Machado Carvalho, Graça Simões de |
Palavras-chave: | Conceções dos professores Evolução Criacionismo |
Data: | Jul-2015 |
Editora: | Universidad de San Pablo |
Citação: | Gibram, D.E., Silva, H.M. & Carvalho, G.S. (2015). A percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do Homem. (Comunicação Oral). 22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje. Universidad de San Pablo, Madrid, Espanha, 9-11 de Julho de 2015. |
Resumo(s): | Este estudo é um recorte de uma pesquisa que buscou avaliar a percepção dos alunos de Pedagogia e de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Formiga, Minas Gerais, Brasil, em relação à origem do Homem. Para tal foi aplicado um questionário elaborado no âmbito do projeto europeu de investigação BIOHEAD-CITIZEN, em uma amostra de 50 estudantes de cada curso. Neste estudo foram analisados os resultados referentes à questão que versa sobre a origem do Homem. Visando explorar possíveis mudanças na concepção destes alunos no decorrer da graduação, os dados foram separados por períodos (2º, 4º e 6º). Os resultados apontam para um alto índice de alunos criacionistas em ambos os cursos. Pode-se constatar uma mudança de concepção, com o aumento da aceitação do evolucionismo, entre os alunos de Ciências Biológicas no decorrer do curso, mas não nos de Pedagogia. Entre os estudantes de pedagogia do 6º periodo encontrou-se uma tendência pelos extremos sobre a origem do Homem: Processos Evolutivos; Deus. Os resultados encontrados são preocupantes pela possível influência que os futuros professores poderão exercer sobre os alunos no ensino de ciências, tendendo a privilegiar a visão religiosa da origem do Homem em detrimento da teoria da evolução. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/36371 |
Versão da editora: | http://sobrelaeducacion.com/congreso/programa-y-eventos/propuestas-aceptadas-en-espanol-y-portugues |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEA_Profs-OrigemHomem.pdf | Resumo de comunicação | 500,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |