Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36371

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGibram, Daiana Evilinpor
dc.contributor.authorSilva, Heslley Machadopor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2015-07-23T13:39:40Z-
dc.date.available2015-07-23T13:39:40Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationGibram, D.E., Silva, H.M. & Carvalho, G.S. (2015). A percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do Homem. (Comunicação Oral). 22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje. Universidad de San Pablo, Madrid, Espanha, 9-11 de Julho de 2015.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36371-
dc.description.abstractEste estudo é um recorte de uma pesquisa que buscou avaliar a percepção dos alunos de Pedagogia e de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Formiga, Minas Gerais, Brasil, em relação à origem do Homem. Para tal foi aplicado um questionário elaborado no âmbito do projeto europeu de investigação BIOHEAD-CITIZEN, em uma amostra de 50 estudantes de cada curso. Neste estudo foram analisados os resultados referentes à questão que versa sobre a origem do Homem. Visando explorar possíveis mudanças na concepção destes alunos no decorrer da graduação, os dados foram separados por períodos (2º, 4º e 6º). Os resultados apontam para um alto índice de alunos criacionistas em ambos os cursos. Pode-se constatar uma mudança de concepção, com o aumento da aceitação do evolucionismo, entre os alunos de Ciências Biológicas no decorrer do curso, mas não nos de Pedagogia. Entre os estudantes de pedagogia do 6º periodo encontrou-se uma tendência pelos extremos sobre a origem do Homem: Processos Evolutivos; Deus. Os resultados encontrados são preocupantes pela possível influência que os futuros professores poderão exercer sobre os alunos no ensino de ciências, tendendo a privilegiar a visão religiosa da origem do Homem em detrimento da teoria da evolução.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de San Pablopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConceções dos professorespor
dc.subjectEvoluçãopor
dc.subjectCriacionismopor
dc.titleA percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do homempor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://sobrelaeducacion.com/congreso/programa-y-eventos/propuestas-aceptadas-en-espanol-y-portuguespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationConferencePlaceMadrid, Espanhapor
oaire.citationTitle22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje.por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje.por
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CEA_Profs-OrigemHomem.pdfResumo de comunicação500,92 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID