Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/36371
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gibram, Daiana Evilin | por |
dc.contributor.author | Silva, Heslley Machado | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2015-07-23T13:39:40Z | - |
dc.date.available | 2015-07-23T13:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.citation | Gibram, D.E., Silva, H.M. & Carvalho, G.S. (2015). A percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do Homem. (Comunicação Oral). 22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje. Universidad de San Pablo, Madrid, Espanha, 9-11 de Julho de 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/36371 | - |
dc.description.abstract | Este estudo é um recorte de uma pesquisa que buscou avaliar a percepção dos alunos de Pedagogia e de Ciências Biológicas do Centro Universitário de Formiga, Minas Gerais, Brasil, em relação à origem do Homem. Para tal foi aplicado um questionário elaborado no âmbito do projeto europeu de investigação BIOHEAD-CITIZEN, em uma amostra de 50 estudantes de cada curso. Neste estudo foram analisados os resultados referentes à questão que versa sobre a origem do Homem. Visando explorar possíveis mudanças na concepção destes alunos no decorrer da graduação, os dados foram separados por períodos (2º, 4º e 6º). Os resultados apontam para um alto índice de alunos criacionistas em ambos os cursos. Pode-se constatar uma mudança de concepção, com o aumento da aceitação do evolucionismo, entre os alunos de Ciências Biológicas no decorrer do curso, mas não nos de Pedagogia. Entre os estudantes de pedagogia do 6º periodo encontrou-se uma tendência pelos extremos sobre a origem do Homem: Processos Evolutivos; Deus. Os resultados encontrados são preocupantes pela possível influência que os futuros professores poderão exercer sobre os alunos no ensino de ciências, tendendo a privilegiar a visão religiosa da origem do Homem em detrimento da teoria da evolução. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidad de San Pablo | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Conceções dos professores | por |
dc.subject | Evolução | por |
dc.subject | Criacionismo | por |
dc.title | A percepção de futuros professores de pedagogia e ciências biológicas sobre a origem do homem | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://sobrelaeducacion.com/congreso/programa-y-eventos/propuestas-aceptadas-en-espanol-y-portugues | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationConferencePlace | Madrid, Espanha | por |
oaire.citationTitle | 22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje. | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 22vo Congreso Internacional de Educacion y Aprendizaje 2015 y Comunidad de Conocimiento de Educacion y Aprendizaje. | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Comunicações |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CEA_Profs-OrigemHomem.pdf | Resumo de comunicação | 500,92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |