Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/36338

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Margaridapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2015-07-22T13:38:32Z-
dc.date.available2015-07-22T13:38:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationVieira, M. & Carvalho, G.S. (2015). Impacte do programa educativo ‘Planear Saúde na Escola’ em dois gémeos adolescentes obesos: um estudo de caso. In: Atas do XI SIEFLAS (Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde): Perpsetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado. Porto: Escola Superior de Educação do Porto. pp. 494-563.por
dc.identifier.isbn978-972-8969-11-0-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/36338-
dc.description.abstractA obesidade tem um peso fortemente negativo sobre a saúde individual das crianças, sobre as suas famílias e, de uma forma global, na saúde pública do país. É necessária uma intervenção eficaz para travar e solucionar a obesidade, sendo a prevenção a resposta mais eficaz. O programa educativo ‘Planear Saúde na Escola’ (PSE) que desenvolvemos integra conhecimentos sobre alimentação saudável e vida ativa, orientando os adolescentes para adotarem hábitos de vida saudáveis, colocando-os como sujeitos ativos participantes do processo de mudança. Implementou-se em adolescentes do 6º ano de escolaridade (11 e 12 anos), durante um ano letivo completo. Este estudo de caso avalia o impacte do PSE em dois gémeos obesos de 11 anos (rapaz e rapariga). Foram sujeitos a três avaliações: antes do programa (baseline), no final de 8 meses de programa (pós-PSE) e 12 meses depois (longo termo). A avaliação compreendeu medidas antropométricas (peso, altura e perímetro da cintura) e comportamentos sobre hábitos de vida (questionário sobre o consumo alimentar e de estilo de vida, 7 diários alimentares). Na baseline, os gémeos considerados obesos (Cole et al., 2000), apresentaram um índice de massa corporal (IMC) de 37,5 e 26,46kg/m2 e perímetro da cintura (PC) de 117 e 91cm, respetivamente. Após o programa, observaram-se melhorias das atitudes, comportamentos e nos parâmetros antropométricos: o gémeo diminuiu 10,0% ao IMC e 5,8% no PC (menos 9 cm), mantendo-se na categoria de obeso; a gémea diminuiu 8,0% no IMC e 9,6 no PC (menos 8,7cm), passando de obesa para excesso de peso. No longo termo observou-se um ligeiro aumento dos parâmetros, mas não se aproximaram dos valores da baseline. A participação no programa promoveu mudanças nas atitudes e comportamentos dos dois adolescentes, permitindo uma evolução positiva no estado nutricional e o seu efeito prolongou-se até um ano depois, data do último contacto.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação do Portopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/136045/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectObesidadepor
dc.subjectAdolescentespor
dc.subjectIntervenção em meio escolarpor
dc.subjectEstudo de casopor
dc.titleImpacte do programa educativo ‘Planear saúde na escola’ em dois gémeos adolescentes obesos: um estudo de casopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
sdum.event.titleAtas do XI SIEFLAS - Seminário Internacional de Educação Física, Lazer e Saúde: Perpsetivas de Desenvolvimento num Mundo Globalizado-
oaire.citationStartPage494por
oaire.citationEndPage563por
oaire.citationConferencePlacePortopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SIEFLAS_Obesidade-Gemeos,p494-499.pdfArtigo2,27 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID