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https://hdl.handle.net/1822/35613
Título: | Inteligência e rendimento escolar: estudo da sua relação tomando os dados da adaptação e validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 7/9) a alunos moçambicanos |
Outro(s) título(s): | Intelligence and academic performance: study of their relation considering data from the adaptation and validation of the Battery of Reasoning Tests (Bateria de Provas de Raciocínio, BPR 7/9) to Mozambican students |
Autor(es): | Amaral, Argentil O. |
Orientador(es): | Almeida, Leandro S. Morais, Manuel J. |
Palavras-chave: | Avaliação psicológica Testes de inteligência Bateria de Provas de Raciocínio (BPR) Moçambique Sucesso escolar Psychological assessment Intelligence tests Battery of Reasoning Tests (Bateria de Provas de Raciocínio, BPR) Mozambique Academic achievement |
Data: | 24-Jul-2014 |
Resumo(s): | Tomando as conceções psicométrica de inteligência que melhor combinam,
na concetualização e na medida da inteligência, os processos cognitivos e os
conteúdos das tarefas para explicar as capacidades intelectuais dos indivíduos,
avançamos nesta tese com a adaptação e validação da Bateria de Provas de Raciocínio
(BPR 7/9) junto de alunos moçambicanos da 8.ª à 10.ª classe. Tendo em conta o
objetivo da tese, os referidos subtestes de raciocínio foram analisados e aplicados,
quer na perspetiva do estudo das suas características psicométricas, quer para efeitos
de estandardização dos seus resultados. Assim, aplicou-se a BPR8/10 a uma amostra
de 1080 alunos, considerando a classe de frequência, o género e a comunidade
(urbana ou periférica) em função da localização geográfica da escola. Este estudo
considerou, ainda, a realização de um conjunto de análises diferenciais dos resultados,
estudando o impacto de variáveis pessoais como o género, o tipo de escola e a idades
dos alunos no seu desempenho cognitivo e procurando, estando atento em tais
diferenciação à especificidade do conteúdo dos cinco subtestes de raciocínio. Na
generalidade, os resultados corroboram com o modelo teórico, sendo que se evidencia
maior diferenciação do desempenho cognitivo segundo o género, a classe escolar e
tipo de escola no conteúdo verbal e numérico, acentuando-se essa diferenciação à
medida que se avança no nível escolar dos alunos. Por sua vez, os mais novos em
cada classe escolar apresentam melhor desempenho nos subtestes, significando que os
alunos mais velhos poderão ter as suas reprovações escolares anteriores associadas a
maiores dificuldades cognitivas. Finalmente, também junto dos alunos
moçambicanos, a estrutura fatorial da BPR aponta para um fator geral, associado à
capacidade de “raciocínio” que explica entre 50 a 60% da variância dos resultados nos
cinco subtestes, apontando os resultados no subteste de raciocínio mecânico para a
sua maior especificidade. Mesmo justificando futuros estudos e aperfeiçoamentos, a
bateria mostra-se positivamente correlacionada com o rendimento escolar dos alunos,
podendo servir a investigação e a intervenção psicológica em contexto escolar. Considering the psychometric conceptions of intelligence that better relate, in the field of intelligence conceptualization and intelligence assessment, the cognitive processes and the contents that are used in the tasks performed to explain individual intellectual abilities, we present in this dissertation the study of adaptation and validation of the Battery of Reasoning Tests (Bateria de Provas de Raciocínio, BPR 7/9) using a sample of Mozambican students from grade 8 to grade 10. Considering the aim of this thesis, the reasoning subtests mentioned above were analyzed and administered, in order to carry out the study of their psychometric proprieties, as well as to perform the standardization of the results. Hence, the BPR 8/9 was administered to a sample of 1080 students, taking in consideration their grade, gender and school (urban or rural) geographical location. We also conducted a set of differential data analyses in order to study the impact of personal variables, such as students' gender, school geographical location or age, on their cognitive performance; here, we gave special attention to differentiation according to the content specificity of the five reasoning subtests. In general, our results corroborate the theoretical model: it is possible to observe a higher differentiation of cognitive performance according to gender, grade and school geographical location in both verbal and numeric contents, and such a differentiation increases along schooling. In turn, in each grade the younger students present a better performance in the subtests, which means that older students might have previous school failure experiences associated to more cognitive difficulties. Finally, the factorial structure of the BPR indicates, for the Mozambican students, a single factor associated to the "reasoning" ability, which explains 50 to 60% of the variance of the results in the five subtests; here, the results in the mechanical reasoning subtest seem to be the best discriminator. Even if future research and further improvements are needed, the battery is positively correlated to students' academic performance, and may show to be useful in the field of psychological research and intervention in school settings. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Psicologia da Educação) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/35613 |
Acesso: | Acesso aberto |
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