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dc.contributor.advisorAlmeida, Leandro S.-
dc.contributor.advisorMorais, Manuel J.-
dc.contributor.authorAmaral, Argentil O.por
dc.date.accessioned2015-06-16T12:10:33Z-
dc.date.available2015-06-16T12:10:33Z-
dc.date.issued2014-07-24-
dc.date.submitted2014-03-31-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/35613-
dc.descriptionTese de doutoramento em Ciências da Educação (ramo do conhecimento em Psicologia da Educação)por
dc.description.abstractTomando as conceções psicométrica de inteligência que melhor combinam, na concetualização e na medida da inteligência, os processos cognitivos e os conteúdos das tarefas para explicar as capacidades intelectuais dos indivíduos, avançamos nesta tese com a adaptação e validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 7/9) junto de alunos moçambicanos da 8.ª à 10.ª classe. Tendo em conta o objetivo da tese, os referidos subtestes de raciocínio foram analisados e aplicados, quer na perspetiva do estudo das suas características psicométricas, quer para efeitos de estandardização dos seus resultados. Assim, aplicou-se a BPR8/10 a uma amostra de 1080 alunos, considerando a classe de frequência, o género e a comunidade (urbana ou periférica) em função da localização geográfica da escola. Este estudo considerou, ainda, a realização de um conjunto de análises diferenciais dos resultados, estudando o impacto de variáveis pessoais como o género, o tipo de escola e a idades dos alunos no seu desempenho cognitivo e procurando, estando atento em tais diferenciação à especificidade do conteúdo dos cinco subtestes de raciocínio. Na generalidade, os resultados corroboram com o modelo teórico, sendo que se evidencia maior diferenciação do desempenho cognitivo segundo o género, a classe escolar e tipo de escola no conteúdo verbal e numérico, acentuando-se essa diferenciação à medida que se avança no nível escolar dos alunos. Por sua vez, os mais novos em cada classe escolar apresentam melhor desempenho nos subtestes, significando que os alunos mais velhos poderão ter as suas reprovações escolares anteriores associadas a maiores dificuldades cognitivas. Finalmente, também junto dos alunos moçambicanos, a estrutura fatorial da BPR aponta para um fator geral, associado à capacidade de “raciocínio” que explica entre 50 a 60% da variância dos resultados nos cinco subtestes, apontando os resultados no subteste de raciocínio mecânico para a sua maior especificidade. Mesmo justificando futuros estudos e aperfeiçoamentos, a bateria mostra-se positivamente correlacionada com o rendimento escolar dos alunos, podendo servir a investigação e a intervenção psicológica em contexto escolar.por
dc.description.abstractConsidering the psychometric conceptions of intelligence that better relate, in the field of intelligence conceptualization and intelligence assessment, the cognitive processes and the contents that are used in the tasks performed to explain individual intellectual abilities, we present in this dissertation the study of adaptation and validation of the Battery of Reasoning Tests (Bateria de Provas de Raciocínio, BPR 7/9) using a sample of Mozambican students from grade 8 to grade 10. Considering the aim of this thesis, the reasoning subtests mentioned above were analyzed and administered, in order to carry out the study of their psychometric proprieties, as well as to perform the standardization of the results. Hence, the BPR 8/9 was administered to a sample of 1080 students, taking in consideration their grade, gender and school (urban or rural) geographical location. We also conducted a set of differential data analyses in order to study the impact of personal variables, such as students' gender, school geographical location or age, on their cognitive performance; here, we gave special attention to differentiation according to the content specificity of the five reasoning subtests. In general, our results corroborate the theoretical model: it is possible to observe a higher differentiation of cognitive performance according to gender, grade and school geographical location in both verbal and numeric contents, and such a differentiation increases along schooling. In turn, in each grade the younger students present a better performance in the subtests, which means that older students might have previous school failure experiences associated to more cognitive difficulties. Finally, the factorial structure of the BPR indicates, for the Mozambican students, a single factor associated to the "reasoning" ability, which explains 50 to 60% of the variance of the results in the five subtests; here, the results in the mechanical reasoning subtest seem to be the best discriminator. Even if future research and further improvements are needed, the battery is positively correlated to students' academic performance, and may show to be useful in the field of psychological research and intervention in school settings.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação psicológicapor
dc.subjectTestes de inteligênciapor
dc.subjectBateria de Provas de Raciocínio (BPR)por
dc.subjectMoçambiquepor
dc.subjectSucesso escolarpor
dc.subjectPsychological assessmentpor
dc.subjectIntelligence testspor
dc.subjectBattery of Reasoning Tests (Bateria de Provas de Raciocínio, BPR)por
dc.subjectMozambiquepor
dc.subjectAcademic achievementpor
dc.titleInteligência e rendimento escolar: estudo da sua relação tomando os dados da adaptação e validação da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR 7/9) a alunos moçambicanospor
dc.title.alternativeIntelligence and academic performance: study of their relation considering data from the adaptation and validation of the Battery of Reasoning Tests (Bateria de Provas de Raciocínio, BPR 7/9) to Mozambican studentspor
dc.typedoctoralThesispor
dc.subject.udc37.015.3por
dc.subject.udc159.9.018.7por
dc.identifier.tid101452292-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEd - Teses de Doutoramento em Educação / PhD Theses in Education

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