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TítuloMicoteca da Universidade do Minho: Implementação de um sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9001:2008
Autor(es)Simões, Marta Filipa
Martins, Anabela
Dias, Nicolina
Santos, Cledir
Lima, Nelson
Data2010
CitaçãoSimões, Marta Filipa; Martins, Anabela; Dias, Nicolina; Santos, C.; Lima, Nelson, Micoteca da Universidade do Minho: Implementação de um sistema de gestão da qualidade com base na ISO 9001:2008. CBRG - Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos. Salvador, Brazil, 8th - 11th June, 69, 2010.
Resumo(s)A Micoteca da Universidade do Minho (MUM) é uma colecção de fungos filamentosos fundada em 1996. A MUM mantém e fornece estirpes com qualidade e autenticidade para investigação em biotecnologia e ciências da vida assim como laboratórios de ensino; actua também como um centro de conhecimento, informação e formação na área da micologia. É membro da European Culture Collections Organization (ECCO) e da World Federation for Culture Collections (WFCC) e está também registada no centro de dados World Data Centre of Microorganisms (WDCM) e nas redes The Biological Collection Access Service for Europe (BioCase) e StrainInfo.Net. Esteve envolvida no grupo de trabalho da Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD) para Centros de Recursos Biológicos e encontra-se envolvida no Global Biodiversity Information Facility (GBIF), sendo ainda parceira do Global Biological Resources Centre Network (GBRCN) e do projecto European Consortium of Micorbial Resources Centres (EMbaRC). As colecções de culturas para actuarem internacionalmente e em rede devem, de acordo com as recomendações da OECD, implementar e manter um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) reconhecido internacionalmente. Assim, com o intuito de manter o padrão de excelência com que se rege nos seus serviços e que é parte integrante da sua missão, a MUM decidiu implementar um SGQ na colecção, de acordo com o referencial normativo ISO 9001:2008. Assim, o objectivo deste trabalho é apresentar as actividades desenvolvidas na MUM, com vista a garantir a satisfação do cliente, e por conseguinte valorizar a colecção no seu âmbito de trabalho, principalmente internacional. Neste sentido, a MUM tem vindo a desenvolver a implementação do SGQ por etapas. Até ao presente momento já foram desenvolvidas as seguintes actividades: 1) planeamento da implementação do SGQ com o envolvimento de todos os colaboradores do sistema, 2) identificação dos processos chave desta actividade, 3) monitorização do desempenho destas actividdades através da definição de um conjunto consistente de indicadores, 4) identificação dos factores críticos de sucesso das actividades e 5) definição das formas de controlo através da auditoria interna, como ferramenta fundamental de melhoria. Conclui-se, deste modo, que os trabalhos desenvolvidos, no âmbito da implementação do SGQ, são um passo importante para a garantia da qualidade e é um investimento na melhoria contínua dos serviços da MUM, com vista a superar as expectativas dos seus clientes.
TipoResumo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/35611
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEB - Resumos em Livros de Atas / Abstracts in Proceedings

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