Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32804
Título: | Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática |
Autor(es): | Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro Coutinho, Clara Pereira |
Palavras-chave: | TPACK Matemática Tecnologia educativa Formação de professores |
Data: | 2014 |
Editora: | Unimes Virtual |
Revista: | Revista Paideia |
Resumo(s): | Ser professor de Matemática não é uma tarefa fácil, surgindo ainda a necessidade de integração da tecnologia na sala de aula através dos programas oficiais de Matemática, levantando-se as seguintes questões: O que será que o professor de Matemática necessita de saber para integrar com sucesso a tecnologia? Que referenciais teóricos têm sido desenvolvidos para estudar essa questão? Pois bem, para se ensinar Matemática, torna-se necessária uma compreensão profunda da mesma (conteúdo), do processo de ensino/aprendizagem (pedagogia) e da tecnologia, surgindo o TPACK como um referencial teórico de integração da tecnologia em contexto de sala de aula. Apresenta-se uma breve descrição dos indicadores e normas do TPACK Matemático para professores, um processo de cinco etapas para os docentes enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma inovação específica para o ensino da Matemática com tecnologia, um conjunto de descritores de acordo com quatro grandes temas: currículo e avaliação, aprendizagem, ensino e acesso, e reflete-se, através de exemplos, sobre este modelo de desenvolvimento do TPACK Matemático do professor. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/32804 |
ISSN: | 1982-6109 |
Versão da editora: | http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=358&path[]=370 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
358-1765-2-PB.pdf | 525,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |