Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/32804
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiro | por |
dc.contributor.author | Coutinho, Clara Pereira | por |
dc.date.accessioned | 2015-01-14T11:05:31Z | - |
dc.date.available | 2015-01-14T11:05:31Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.issn | 1982-6109 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/32804 | - |
dc.description.abstract | Ser professor de Matemática não é uma tarefa fácil, surgindo ainda a necessidade de integração da tecnologia na sala de aula através dos programas oficiais de Matemática, levantando-se as seguintes questões: O que será que o professor de Matemática necessita de saber para integrar com sucesso a tecnologia? Que referenciais teóricos têm sido desenvolvidos para estudar essa questão? Pois bem, para se ensinar Matemática, torna-se necessária uma compreensão profunda da mesma (conteúdo), do processo de ensino/aprendizagem (pedagogia) e da tecnologia, surgindo o TPACK como um referencial teórico de integração da tecnologia em contexto de sala de aula. Apresenta-se uma breve descrição dos indicadores e normas do TPACK Matemático para professores, um processo de cinco etapas para os docentes enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma inovação específica para o ensino da Matemática com tecnologia, um conjunto de descritores de acordo com quatro grandes temas: currículo e avaliação, aprendizagem, ensino e acesso, e reflete-se, através de exemplos, sobre este modelo de desenvolvimento do TPACK Matemático do professor. | por |
dc.description.sponsorship | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Unimes Virtual | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | TPACK | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Tecnologia educativa | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.title | Integração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemática | por |
dc.type | article | - |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=358&path[]=370 | por |
sdum.publicationstatus | published | por |
oaire.citationIssue | 10 | por |
oaire.citationTitle | Revista Paideia | por |
oaire.citationVolume | 6 | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.journal | Revista Paideia | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
358-1765-2-PB.pdf | 525,82 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |