Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32804

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSampaio, Patrícia Alexandra da Silva Ribeiropor
dc.contributor.authorCoutinho, Clara Pereirapor
dc.date.accessioned2015-01-14T11:05:31Z-
dc.date.available2015-01-14T11:05:31Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.issn1982-6109por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32804-
dc.description.abstractSer professor de Matemática não é uma tarefa fácil, surgindo ainda a necessidade de integração da tecnologia na sala de aula através dos programas oficiais de Matemática, levantando-se as seguintes questões: O que será que o professor de Matemática necessita de saber para integrar com sucesso a tecnologia? Que referenciais teóricos têm sido desenvolvidos para estudar essa questão? Pois bem, para se ensinar Matemática, torna-se necessária uma compreensão profunda da mesma (conteúdo), do processo de ensino/aprendizagem (pedagogia) e da tecnologia, surgindo o TPACK como um referencial teórico de integração da tecnologia em contexto de sala de aula. Apresenta-se uma breve descrição dos indicadores e normas do TPACK Matemático para professores, um processo de cinco etapas para os docentes enfrentarem a decisão final de aceitar ou rejeitar uma inovação específica para o ensino da Matemática com tecnologia, um conjunto de descritores de acordo com quatro grandes temas: currículo e avaliação, aprendizagem, ensino e acesso, e reflete-se, através de exemplos, sobre este modelo de desenvolvimento do TPACK Matemático do professor.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUnimes Virtualpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTPACKpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectTecnologia educativapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleIntegração do TPACK no processo de ensino/aprendizagem da matemáticapor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistapaideia.unimesvirtual.com.br/index.php?journal=paideia&page=article&op=view&path[]=358&path[]=370por
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationIssue10por
oaire.citationTitleRevista Paideiapor
oaire.citationVolume6por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Paideiapor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
358-1765-2-PB.pdf525,82 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID