Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/32530

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLopes, João A.por
dc.contributor.authorSilva, M. Madalenapor
dc.contributor.authorMoniz, António Vargaspor
dc.contributor.authorSpear-Swerling, Louisepor
dc.contributor.authorZibulsky, Jamiepor
dc.date.accessioned2015-01-08T12:12:58Z-
dc.date.available2015-01-08T12:12:58Z-
dc.date.issued2015-
dc.date.submitted2015-01-
dc.identifier.citationLopes, J., M., S. M., Moniz, A. V., Spear-Swerling, L., & Zibulski, J. (2015). Prosody Growth and Reading Comprehension: A Longitudinal Study from 2nd Through the End of 3rd Grade. Journal of Psychodidactics, 20(1), 5-23. doi: 10.1387/RevPsicodidact.11196por
dc.identifier.issn1136-1034por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/32530-
dc.description.abstractProsody is an important but not fully understood component of reading. In this longitudinal study with a sample of 98 Portuguese elementary school children, a multilevel growth model with four repeated measures over time showed steady progress in participants’ reading prosody from the middle of 2nd to the end of 3rd grade. However, children’s growth in this area varied across time points. Results also showed that individual differences in prosody’s scores at baseline affect the performance of most but not of all students. Simple linear regressions showed that the prosody dimension “phrasing/expression” significantly predicted reading comprehension at all time points. Partial correlation analysis showed that when reading rate was accounted for, the unique contribution of prosody to reading comprehension was marginal, except at the third measurementpor
dc.description.abstractA prosódia é uma importante mas nem sempre bem compreendida componente da leitura. Neste estudo longitudinal, com uma amostra de 98 estudantes do ensino primário, um modelo multinível com quatro medidas repetidas no tempo evidencia uma evolução estável da leitura prosódica dos participantes entre o 2.º e o 3.º ano de escolaridade. Contudo a evolução é desigual nos diversos momentos no tempo. Os resultados também mostram que as diferenças inter-individuais na linha de base da prosódia nem sempre condicionam o desempenho dos participantes. Regressões lineares simples revelam que nos quatro momentos de avaliação a dimensão construção frásica/expressividade prediz significativamente a compreensão da leitura. Análises de correlação parcial mostram que uma vez controlada a velocidade de leitura, a contribuição única da prosódia se torna residual.por
dc.language.isoengpor
dc.publisherEuskal Herriko Unibertsitatea (EHU)por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectProsodypor
dc.subjectReading prosodypor
dc.subjectReading comprehensionpor
dc.subjectProsódiapor
dc.subjectLeitura prosódicapor
dc.subjectCompreensão da leiturapor
dc.titleProsody growth and reading comprehension: a longitudinal study from 2nd through the end of 3rd gradepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
sdum.publicationstatuspublishedpor
oaire.citationStartPage5por
oaire.citationEndPage23por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationTitleRevista de Psicodidáctica/Journal of Psychodidacticspor
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.doi10.1387/RevPsicodidact.11196por
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
dc.subject.wosSocial Sciencespor
sdum.journalRevista de Psicodidáctica/journal of Psychodidacticspor
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prosody growth and reading comprehension.pdf183,15 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID