Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/31242

TítuloDiscursos do profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais
Autor(es)Flores, Maria Assunção
Palavras-chaveProfissionalismo docentes
Trabalho docente
Identidades profissionais
Professional identities
Teacher professionalism
Teachers'work
Data2014
EditoraAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
Revista Brasileira de Educacaorbe@anped.org.br
RevistaRevista Brasileira de Educação
Resumo(s)Neste texto procuramos identifcar e analisar os discursos do profssionalismo docente por meio de distintas concepções, características e dimensões. Para tal, convocam-se os autores que mais se têm dedicado a essa temática no panorama internacional. Defende-se, assim, que a análise do profissionalismo docente no quadro atual implica a consideração dos múltiplos discursos que têm emergido nesse domínio, sobretudo aqueles que se associam às chamadas “culturas de performatividade” e de prestação de contas, no sentido de desvelar as implicações (e as contradições) que lhes estão subjacentes com repercussões nas identidades profissionais dos professores.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/31242
DOI10.1590/S1413-24782014000900003
ISSN1413-2478
Versão da editorahttp://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782014000900003&script=sci_abstract&tlng=pt
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RBE 59 - prova - Texto 2.pdf
Acesso restrito!
583,21 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID