Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/30437
Título: | A formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma função |
Autor(es): | Cunha, Maria do Carmo Martins, Paula Mendes Viseu, Floriano |
Palavras-chave: | Ensino de Matemática Derivada de uma função Formulação de problemas Problemas de otimização |
Data: | 2014 |
Resumo(s): | A relevância que a resolução de problemas tem nos programas de matemática dos diferentes níveis escolares deve-se à riqueza de atividades que proporciona. Uma dessas atividades é a formulação de problemas, entendida como uma estratégia de aprofundamento de conceitos matemáticos e de desenvolvimento da compreensão dos procedimentos implicados na sua resolução. É bem diferente ter que resolver problemas propostos pelo professor, aos quais o aluno só tem que responder a questões bem estruturadas, do que formular problemas, em que o aluno é desafiado a contextualizar situações usando a sua linguagem, conhecimentos e experiências. Esta diferença despertou o nosso interesse de averiguar como alunos do 11.º ano de Matemática B aplicam os conhecimentos que adquiriram no estudo de derivadas de funções na formulação de problemas. Adotando uma metodologia qualitativa e interpretativa, analisamos os dados recolhidos através das propostas elaboradas pelos alunos e por dois questionários (um no início e outro no final da experiência). Da análise dos dados verificamos que os alunos entendem a resolução de problemas como sendo uma atividade mais fácil de concretizar do que a formulação de problemas, a qual consideram que envolve mais raciocínio e o conhecimento de vários conteúdos. As propostas por eles elaboradas não só traduzem esta posição, como revelam dificuldades que os alunos têm em relacionar e dar sentido aos conhecimentos que adquiriram no estudo de uma derivada de uma função e a sua falta de criatividade e de eficiência de comunicação matemática. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/30437 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CMAT - Outros trabalhos de investigação / Other research works |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A formulação de problemas na aprendizagem de derivadas-vf.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |