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https://hdl.handle.net/1822/30437
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cunha, Maria do Carmo | por |
dc.contributor.author | Martins, Paula Mendes | por |
dc.contributor.author | Viseu, Floriano | por |
dc.date.accessioned | 2014-10-08T16:25:19Z | - |
dc.date.available | 2014-10-08T16:25:19Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/30437 | - |
dc.description.abstract | A relevância que a resolução de problemas tem nos programas de matemática dos diferentes níveis escolares deve-se à riqueza de atividades que proporciona. Uma dessas atividades é a formulação de problemas, entendida como uma estratégia de aprofundamento de conceitos matemáticos e de desenvolvimento da compreensão dos procedimentos implicados na sua resolução. É bem diferente ter que resolver problemas propostos pelo professor, aos quais o aluno só tem que responder a questões bem estruturadas, do que formular problemas, em que o aluno é desafiado a contextualizar situações usando a sua linguagem, conhecimentos e experiências. Esta diferença despertou o nosso interesse de averiguar como alunos do 11.º ano de Matemática B aplicam os conhecimentos que adquiriram no estudo de derivadas de funções na formulação de problemas. Adotando uma metodologia qualitativa e interpretativa, analisamos os dados recolhidos através das propostas elaboradas pelos alunos e por dois questionários (um no início e outro no final da experiência). Da análise dos dados verificamos que os alunos entendem a resolução de problemas como sendo uma atividade mais fácil de concretizar do que a formulação de problemas, a qual consideram que envolve mais raciocínio e o conhecimento de vários conteúdos. As propostas por eles elaboradas não só traduzem esta posição, como revelam dificuldades que os alunos têm em relacionar e dar sentido aos conhecimentos que adquiriram no estudo de uma derivada de uma função e a sua falta de criatividade e de eficiência de comunicação matemática. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | CIEd; CMAT-Universidade do Minho | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Derivada de uma função | por |
dc.subject | Formulação de problemas | por |
dc.subject | Problemas de otimização | por |
dc.title | A formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma função | por |
dc.type | conferencePaper | - |
dc.peerreviewed | no | por |
sdum.publicationstatus | Not Published | por |
oaire.citationConferenceDate | 10 - 12 abri. 2014 | por |
sdum.event.type | meeting | por |
oaire.citationStartPage | 1 | por |
oaire.citationEndPage | 20 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga | por |
oaire.citationTitle | 30º ProfMat | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | 30º ProfMat | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais CMAT - Outros trabalhos de investigação / Other research works |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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A formulação de problemas na aprendizagem de derivadas-vf.pdf | 1,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |