Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/30437

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCunha, Maria do Carmopor
dc.contributor.authorMartins, Paula Mendespor
dc.contributor.authorViseu, Florianopor
dc.date.accessioned2014-10-08T16:25:19Z-
dc.date.available2014-10-08T16:25:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/30437-
dc.description.abstractA relevância que a resolução de problemas tem nos programas de matemática dos diferentes níveis escolares deve-se à riqueza de atividades que proporciona. Uma dessas atividades é a formulação de problemas, entendida como uma estratégia de aprofundamento de conceitos matemáticos e de desenvolvimento da compreensão dos procedimentos implicados na sua resolução. É bem diferente ter que resolver problemas propostos pelo professor, aos quais o aluno só tem que responder a questões bem estruturadas, do que formular problemas, em que o aluno é desafiado a contextualizar situações usando a sua linguagem, conhecimentos e experiências. Esta diferença despertou o nosso interesse de averiguar como alunos do 11.º ano de Matemática B aplicam os conhecimentos que adquiriram no estudo de derivadas de funções na formulação de problemas. Adotando uma metodologia qualitativa e interpretativa, analisamos os dados recolhidos através das propostas elaboradas pelos alunos e por dois questionários (um no início e outro no final da experiência). Da análise dos dados verificamos que os alunos entendem a resolução de problemas como sendo uma atividade mais fácil de concretizar do que a formulação de problemas, a qual consideram que envolve mais raciocínio e o conhecimento de vários conteúdos. As propostas por eles elaboradas não só traduzem esta posição, como revelam dificuldades que os alunos têm em relacionar e dar sentido aos conhecimentos que adquiriram no estudo de uma derivada de uma função e a sua falta de criatividade e de eficiência de comunicação matemática.por
dc.language.isoporpor
dc.relationCIEd; CMAT-Universidade do Minhopor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectDerivada de uma funçãopor
dc.subjectFormulação de problemaspor
dc.subjectProblemas de otimizaçãopor
dc.titleA formulação de problemas na aprendizagem de derivada de uma funçãopor
dc.typeconferencePaper-
dc.peerreviewednopor
sdum.publicationstatusNot Publishedpor
oaire.citationConferenceDate10 - 12 abri. 2014por
sdum.event.typemeetingpor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage20por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
oaire.citationTitle30º ProfMatpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication30º ProfMatpor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais
CMAT - Outros trabalhos de investigação / Other research works

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A formulação de problemas na aprendizagem de derivadas-vf.pdf1,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID