Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/28033
Título: | Organizational trust, risk and creativity |
Outro(s) título(s): | Confiança organizacional, risco e criatividade Confianza organizacional, riesgo y creatividad |
Autor(es): | Rodrigues, Filipa Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques |
Palavras-chave: | Creativity Organizational trust Risk Criatividade Confiança organizacional Risco Creatividad Confianza organizacional Riesgo |
Data: | 2013 |
Editora: | Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) |
Revista: | Review of Business Management |
Citação: | Filipa Rodrigues; Veloso, Ana. Confiança organizacional, risco e criatividade, Psicologia: organizações e trabalho, 15, 49, 545-561, 2013. |
Resumo(s): | The competitiveness has guided companies
to an investment in creativity as a means of
innovation. Organizational trust has a positive
impact in organizations, leading to an increase
in cooperation, creativity and innovation. We
start with the question: can trust in leadership
inluence the behaviour of employees to risk more
new ideas? 244 employees of diferent functional
arear and levels of work seniority participated in
this study. We detected that there is a positive
relationship between trust and behaviour to
provided new ideas. Employees from nonproductive
areas have higher levels of trust in
leadership and as such take more risks in creating
new ideas, than direct employees. A competitividade direcionou as empresas na aposta da criatividade como meio da inovação. A coniança organizacional tem um impacto positivo nas organizações, promovendo a cooperação, a criatividade e a inovação. Partimos da questão: será que a coniança na cheia é suscetível de inluenciar o comportamento dos colaboradores em arriscar mais novas ideias? Deste estudo participaram 244 sujeitos de diferentes áreas funcionais e tempo de trabalho. Veriicou-se uma relação positiva entre coniança e comportamento de arriscar novas ideias. Os colaboradores indiretos têm maiores níveis de coniança na cheia e arriscam mais novas ideias do que os diretos. La competitividad impulsó a las organizaciones a apostar por la creatividad como medio de innovación. La conianza organizacional tiene un impacto positivo en las organizaciones, promoviendo la cooperación, creatividad e innovación. Partimos de la cuestión: ¿la conianza en los jefes podría inluir en el comportamiento de los empleados a la hora de arriesgar a proponer nuevas ideas? En el estudio participaron 244 individuos de diferentes áreas funcionales y con distinta antigüedad. Se comprobó que existía una relación entre la conianza y el riesgo al proponer nuevas ideas. Los empleados indirectos tienen un mayor nivel de conianza en los jefes y arriesgan más con nuevas ideas a diferencia de los empleados directos. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/28033 |
DOI: | 10.7819/rbgn.v15i49.1334 |
ISSN: | 1806-4892 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigues&elosoRBGN2013 Ingles.pdf | 200,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |