Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/28033

TítuloOrganizational trust, risk and creativity
Outro(s) título(s)Confiança organizacional, risco e criatividade
Confianza organizacional, riesgo y creatividad
Autor(es)Rodrigues, Filipa
Veloso, Ana Luísa de Oliveira Marques
Palavras-chaveCreativity
Organizational trust
Risk
Criatividade
Confiança organizacional
Risco
Creatividad
Confianza organizacional
Riesgo
Data2013
EditoraFundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP)
RevistaReview of Business Management
CitaçãoFilipa Rodrigues; Veloso, Ana. Confiança organizacional, risco e criatividade, Psicologia: organizações e trabalho, 15, 49, 545-561, 2013.
Resumo(s)The competitiveness has guided companies to an investment in creativity as a means of innovation. Organizational trust has a positive impact in organizations, leading to an increase in cooperation, creativity and innovation. We start with the question: can trust in leadership inluence the behaviour of employees to risk more new ideas? 244 employees of diferent functional arear and levels of work seniority participated in this study. We detected that there is a positive relationship between trust and behaviour to provided new ideas. Employees from nonproductive areas have higher levels of trust in leadership and as such take more risks in creating new ideas, than direct employees.
A competitividade direcionou as empresas na aposta da criatividade como meio da inovação. A coniança organizacional tem um impacto positivo nas organizações, promovendo a cooperação, a criatividade e a inovação. Partimos da questão: será que a coniança na cheia é suscetível de inluenciar o comportamento dos colaboradores em arriscar mais novas ideias? Deste estudo participaram 244 sujeitos de diferentes áreas funcionais e tempo de trabalho. Veriicou-se uma relação positiva entre coniança e comportamento de arriscar novas ideias. Os colaboradores indiretos têm maiores níveis de coniança na cheia e arriscam mais novas ideias do que os diretos.
La competitividad impulsó a las organizaciones a apostar por la creatividad como medio de innovación. La conianza organizacional tiene un impacto positivo en las organizaciones, promoviendo la cooperación, creatividad e innovación. Partimos de la cuestión: ¿la conianza en los jefes podría inluir en el comportamiento de los empleados a la hora de arriesgar a proponer nuevas ideas? En el estudio participaron 244 individuos de diferentes áreas funcionales y con distinta antigüedad. Se comprobó que existía una relación entre la conianza y el riesgo al proponer nuevas ideas. Los empleados indirectos tienen un mayor nivel de conianza en los jefes y arriesgan más con nuevas ideas a diferencia de los empleados directos.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/28033
DOI10.7819/rbgn.v15i49.1334
ISSN1806-4892
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rodrigues&elosoRBGN2013 Ingles.pdf200,72 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID